Padre Geraldo Gereon constrói oratório e instala imagem de Bom Jesus da Lapa.

Padre Geraldo Gereon, religioso de grande espiritualidade (Foto: João Batista/JB).

Em razão da pandemia do novo coronavírus o padre teve a ideia de construir o oratório dedicado a Bom Jesus da Lapa, para agradecer e oferecer a Deus o sacrifício da peregrinação dos fiéis ao Bom Jesus que morreu por nós e está vivo e ressuscitado entre nós, reunidos em seu nome.

Oratório (Foto: João Batista/ JB)

Neste sábado (15) o Padre Geraldo Gereon fez uma breve celebração na localidade Vereda da Serra zona rural do município de São Francisco de Assis do Piauí.

Padre Geraldo Gereon iniciando a celebração (Foto: João Batista/JB)

O ato religioso foi realizado por ocasião da conclusão do oratório e instalação da imagem (foto) de Bom Jesus da Lapa no topo da serra (morro). O santo é celebrado e venerado pelos fiéis como o padroeiro da referida localidade.

A celebração religiosa teve a participação limitada dos fiéis por conta da pandemia do novo coronavírus.

Integrantes do coral (Foto:João Batista/JB)
Casal de fiéis (Foto: João Batista/JB)
Isaías com a esposa (Foto: João Batista/JB)

Para chegar ao topo da serra onde está o oratório é preciso subir 115 degraus com corre mão nas laterais. Ao chegar ao topo da serra ás pessoas são agraciadas com a visão de um cenário encantador ao redor do oratório e no horizonte em uma distância de aproximadamente 50 km.

Escadaria com corre-mão e proteção nas laterais (João Batista/JB)

“O Padre Geraldo explicou que há 35 anos atrás nasceu a capela para as celebrações religiosas da localidade Vereda da Serra, que anteriormente era uma  escolinha para alfabetizar adultos, idealizada e mantida pela paróquia. O padroeiro desta comunidade é o “Bom Jesus da Lapa”, conforme a antiga devoção de algumas famílias daquele lugar, trata-se de uma referência a um santuário no interior da Bahia, distante cerca de mil quilómetros da nossa região, na beira do Rio São Francisco. Naquele lugar eleva-se uma formação rochosa com grutas pequenas e grandes. Ao longo de cerca de 300 anos formou-se neste lugar um centro de romaria, onde multidões de devotos veneram o “ Bom Jesus da Lapa”, com “Nossa Senhora da Soledade” (que nós chamamos de “Nossa Senhora das Dores”). Quando eu celebrava na comunidade da “Vereda da Serra”, sempre chamou a minha atenção um morro, distante um meio quilómetro da capela, de pedra- rocha sem vegetação. Várias vezes eu queria sugerir construir uma capela em cima do morro, mas o pessoal dizia sempre que ninguém conseguiria subir naquele local. Agora chegamos a experimentar dolorosamente a Pandemia do coronavirus. Esperamos por uma vacina que nos proteja da doença e morte, e lamentamos o grande número de vítimas no mundo inteiro. Em séculos passados, nas épocas duma epidemia, a população não tinha vacinas e remédios. Fazia-se então, pesadas promessa a Deus e os santos, implorando a misericórdia divina. O exemplo é uma grande cruz, que foi feita na cidade de Roma por causa duma promessa numa epidemia. O nosso papa rezou diante desta cruz como vimos na televisão. Nesse contexto, veio-me a seguinte idéia: Não vamos fazer uma promessa, que se “paga” (como posso pagar nada para Deus, que, sem cobrar nada, tudo dá de graça). Antes deveríamos oferecer a Deus um sacrifício voluntário para reforçar o nosso pedido. Lembrei-me do morro na Vereda da Serra que ninguém consegue subir. Conversei com a comunidade local: Que tal, nós fazermos uma subida neste morro? Poderemos oferecer este nosso esforço ao Bom Jesus e reforçar a nossa súplica pelo fim desta Pandemia. Seria um sacrifício incondicional, sem prometer “pagamento”, só na confiança no Pai misericordioso disse o religioso”.

O local não foi feito para turismo, mas para suplicar a misericórdia de Deus por nós e por toda humanidade ameaçada. Deus vai ouvir a nossa súplica feita com muita confiança no Pai misericordioso disse o Padre Geraldo.

Antes da benção final o Padre Geraldo agradeceu á senhora Francisca Lia que era a proprietária da terra e fez a doação para a construção do local de visitação. Em seguida a dirigente da comunidade, a senhora Lucineide Gomes da Costa leu uma mensagem de agradecimento dedicada ao Padre Geraldo.

A senhora Lucineide Gomes da Costa dirigente da comunidade lendo uma mensagem de agradecimento dedicada ao Padre Geraldo Gereon.

Posteriormente será colocado no oratório um crucifixo com a imagem de Bom Jesus da Lapa pontuou o sacerdote.

3 thoughts on “Padre Geraldo Gereon constrói oratório e instala imagem de Bom Jesus da Lapa.

  1. O santuário, ora construído, é uma benção de Deus para todos os fiéis católicos do município de São Francisco de Assis e para fiéis de outros municípios que queiram se deslocar até o local para fazerem as suas orações. Agradecemos ao Pé. Geraldo por está iniciativa

  2. O padre Geraldo sempre foi e será uma benção para o mundo, excepcionalmente para ós nordestinos. Deus o enviou para engradecer e firmar a fé entre os católicos. Que Deus o abençoe e ilumine sempre

  3. Que Deus abençoe Grandemente, tenho gratidão por tudo que ele fez por toda comunidade naqueles tempos difíceis sempre ajudou as pessoas com sua bondade, tem feito grandes obras GRATIDÃO SEMPRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *