Pesquisa do PoderData: Silvio Mendes tem 31% e Rafaell Fontelles 25% para o Governo

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB) e o secretário de Fazenda Rafaell Fontelles (PT) lideram disputa pelo governo do Piauí    Reprodução/redes sociais

Pesquisa do PoderData em parceria com a TV Antena 10 mostra que os concorrentes do PSDB e do PT lideram cenários da disputa.

A cerca de um ano das eleições, pesquisa PoderData mostra que o médico Silvio Mendes (PSDB) e o secretário estadual da Fazenda, Rafaell Fontelles (PT), lideram os principais cenários da corrida eleitoral para o governo do Piauí.

A pesquisa testou quatro cenários. No principal, Silvio Mendes está a frente com 31% das intenções de voto, seguido de Rafaell Fontelles com 25%. Com esses números, a disputa iria ao 2º turno. Em 3º lugar, aparece a deputada federal Iracema Portella (PP) com 10% e Gessy Fonseca (PSC) figura em 4º lugar, com 3%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData em parceria com a TV Antena 10 por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.000 entrevistas em 113 municípios no Piauí de 13 a 15 de outubro de 2021. Para chegar a 2.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

OUTROS CENÁRIOS

Rafaell Fontelles é o principal cotado pelo PT para disputar a sucessão do atual governador, o também petista Wellington Dias. Silvio Mendes foi prefeito de Teresina de 2005 a 2010. Pode contar com o apoio do PP, comandado pelo senador Ciro Nogueira.

O PoderData testou outras três configurações da disputa. No cenário sem a presença de Silvio Mendes, o petista Rafael Fonteles lidera com 34% das intenções de voto contra 11% de Iracema Portella. Gessy Fonseca aparece com 5%.

No cenário que considera um possível apoio do PP ao candidato do PSDB, Silvio Mendes e Rafaell Fontelles aparecem empatados na margem de erro, com o tucano à frente com 35% das intenções de voto contra 32% do atual secretário da Fazenda do Estado.

A pesquisa ainda testou um cenário que apresenta Rafaell Fontelles como candidato apoiado pelo ex-presidente Lula contra algum candidato pelo presidente Jair Bolsonaro. Neste caso, mencionando os nomes de Lula e Bolsonaro, o petista aparece com larga vantagem: 68% contra 17%.

Conteúdo produzido pelo Portal Poder360 – www.poder360.com.br. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida mediante autorização expressa.

Fonte: Poder 360

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *