Palmeiras vence Ceará em jogo atrasado e sobe para terceiro no Brasileirão

Gol de Zé Rafael abriu o placar em Ceará x Palmeiras (Foto: César Greco/Agência Palmeiras)

Fora de casa, Verdão é eficiente, decide no segundo tempo e ultrapassa o Fortaleza na tabela; Vozão diminui no fim, mas não consegue se afastar de zona perigosa

De volta à briga?

O Palmeiras deixou a má fase ainda mais distante ao vencer o Ceará por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, em jogo atrasado da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Assim como já havia feito contra o Internacional, no domingo, o Verdão teve atuação eficiente, marcou com Zé Rafael, no primeiro tempo, e Deyverson, no segundo, e deu mais um passo na reconstrução da confiança necessária a pouco mais de um mês da final da Libertadores, contra o Flamengo, em 27 de novembro. O Verdão sobe para terceiro na tabela e volta a sonhar com objetivos maiores, enquanto o Vozão, de Tiago Nunes, só diminuiu no fim com Cléber, parou na grande atuação do goleiro Weverton e continua patinando – aproximando-se perigosamente da zona de rebaixamento.

Como fica?

A vitória leva o Palmeiras aos 46 pontos, mesmo número do Flamengo (que tem três jogos a menos), em terceiro lugar – o Fortaleza fica em quarto, com 45. Já o Ceará permanece com 31 pontos, a três do Juventude, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Fim do tabu

O Ceará chega a cinco jogos sem vencer no Brasileirão e ainda viu cair um tabu de 24 anos sem perder para o Palmeiras em casa (desde 1997). O atacante Cléber, autor do único gol do Vozão, falou sobre a derrota.

Elenco em dia

Foi uma noite em que nomes “alternativos” do Palmeiras brilharam. Na bola parada, nada de Raphael Veiga ou Scarpa: foi Zé Rafael quem fez cobrança no fim do primeiro tempo e abriu o placar. Com a bola rolando, Scarpa voltou a dar uma assistência (agora são 16 na temporada), e Deyverson voltou a marcar e encerrou longo jejum. A pouco mais de um mês da final da Libertadores, o elenco volta a se fortalecer.

Primeiro tempo

Em casa, o Ceará tentou liderar o confronto e mostrar alguma presença ofensiva, enquanto o Palmeiras buscou mais uma vez as arrancadas de velocidade em contra-ataque, quase sempre com Rony. No geral, porém, a primeira etapa foi com poucas emoções para os dois lados até os minutos finais. O Vozão só tinha dado trabalho para Weverton aos 36, em uma finalização de fora da área de Erick, até quase abrir o placar com Vina, aos 40 – o goleiro palmeirense fez grande defesa. O Verdão pouco levou perigo e quando tentou, também de fora da área, Raphael Veiga não acertou o alvo. No último lance, porém, o diferencial: Zé Rafael cobrou falta sem chances para Richard e abriu o placar.

Segundo tempo

O Ceará voltou tentando empurrar o Palmeiras para seu campo de defesa, povoando a área do rival, criando as primeiras chances e exigindo novas defesas de Weverton – mas deixando espaços às costas para o Verdão contra-atacar em velocidade. Na primeira oportunidade, Felipe Melo lançou Rony sozinho, que avançou e rolou para Luiz Adriano marcar – Rony, porém, estava impedido, e o lance foi anulado. Abel Ferreira mexeu no ataque, lançando Breno Lopes, Gustavo Scarpa e Deyverson, e o resultado veio quase que imediatamente. Aos 26 minutos, Scarpa avançou pela esquerda e cruzou para Deyverson completar de primeira: 2 a 0. O Ceará tentou responder em chute de Lima, que Weverton defendeu de novo, e lançou Mendoza, Jorginho e Cléber no time. Breno Lopes teve chances de ampliar para o Palmeiras, mas parou duas vezes em Richard. Já do outro lado, Cléber diminuiu após ganhar de Piquerez e chutar sem chances para Weverton. O Vozão incendiou a partida, mas não conseguiu chegar ao empate. Gabriel Veron ainda teve um gol anulado pelo Palmeiras.

Ceará, Palmeiras, Castelão, 19ª rodada (Foto: LC Moreira / SVM)

Gol de Zé Rafael em Ceará x Palmeiras (Foto: César Greco/Agência Palmeiras)

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo pela 28ª rodada do Brasileirão. O Ceará visita o Juventude no Alfredo Jaconi, sábado, às 17h (de Brasília), enquanto o Palmeiras recebe o Sport na próxima segunda-feira, às 21h30, no Allianz Parque.

Fonte: Lance a lance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *