Operação prende duas pessoas por desvio ilegal de água em Jacobina do Piauí

Foto: Divulgação/PM

Operação, realizada pela Polícia Militar e pela Agespisa, iniciou após uma falta de água que já durava 18 dias no município.

Duas pessoas foram presas em flagrante, na manhã desta sexta-feira (24), por desvio ilegal de água em Jacobina do Piauí, no Sul do estado. A operação foi realizada pela Polícia Militar, com apoio da concessionária de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

Segundo o comandante da PM do município, sargento Alexandre, uma falta de água na região intrigou os agentes, que iniciaram a operação nas divisas entre a cidade e Patos do Piauí.

    “O longo período de falta de água, por 18 dias, foi que chamou bastante a atenção e fomos rastrear toda a rede de abastecimento nos limites da cidade. A guarnição saiu em busca de possíveis ligações clandestinas e o desvio de água, que ocasionava transtorno e prejuízo aos moradores, foi constatado”, informou o comandante.

Material utilizado por suspeitos de furtar água em Jacobina do Piauí — Foto: Divulgação/PM

Ainda conforme a polícia, os suspeitos J.I.S. e M. D. T. S. desviavam água de forma ilegal há cerca de um mês. “Ao longo desses 30 dias a vazão foi diminuindo, ao ponto de ficar 18 completamente sem água”, completou o comandante.

Os suspeitos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde passarão pelos procedimentos legais.

Operações frequentes

O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência. Entre os dias 13 e 17 de setembro, cinco pessoas foram presas pelo crime na cidade de Fronteiras, 410 km ao Sul de Teresina.

Ao todo, conforme a Agespisa, foram flagrados doze desvios (ou “gatos”) que estavam desviando mais de um terço da água produzida na adutora de Piaus, cerca de 70 mil litros de água por segundo.

A adutora abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Pio IX e o povoado Mandacaru, estendendo-se por 111 quilômetros. A maioria dessas cidades teve situação de emergência pela seca declarada pelo governo federal.

*Estagiária sob supervisão de Maria Romero

Fonte: Por Ilanna Serena*, g1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *