Foto: Cidades Em Foco
Por Glenda Leal8 de abril de 20250
Diante da seca, o prefeito de Simplício Mendes, Márcio Moura, participou de um encontro de gestores para discutir a situação de emergência dos municípios piauienses afetados pela grave estiagem. A reunião ocorreu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (8), em Teresina.
O gestor pontuou o debate e encontro como essencial, considerando a quantidade de cidades afetadas processo. O prefeito relembrou que o município possui um lençol rico em água no subsolo, mas os desafios ainda estão sendo percebidos, gerando despesas fora do período rotineiro.
“Nós queremos soluções o mais breve possível, principalmente para os nossos agricultores. É muito importante chegar nos criadores e na manutenção dos poços tubulares”, declarou.
O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, destacou que a Operação Água e Vida será intensificada, assim como o aumento de construções de barreiros e poços e distribuição de carros-pipa para apoio emergencial. As ações seriam realizadas em agosto, mas foram antecipadas devido à seca.
A agenda recebeu a participação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado do Piauí, Secretarias de Defesa Civil Nacional e Estadual, Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
Fonte: Cidades Em Foco