Ex-Governador do Piauí, Guilherme Melo (Foto: Reprodução/Internet)
O ex-governador do Piauí, Guilherme Cavalcante Melo, morreu na noite desta quarta-feira (21), aos 68 anos, vítima de um câncer no cérebro. Ele estava internado há 15 dias no Hospital de Terapia Intensiva (HTI).
Ele deixa a esposa e a filha Cínthia Portella, de seu casamento com a deputada federal Iracema Portella. Ainda não há informações sobre velório ou sepultamento. Em janeiro deste ano, Guilherme havia sido diagnosticado com um tumor no cérebro.
Em 2017, o ex-governador foi submetido um cateterismo e uma angioplastia para desobstruir artérias do coração.
Depois de dois procedimentos cirúrgicos, Guilherme Melo ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Teresina. Ele havia descoberto o problema durante um exame de rotina. Na época, ele já sofria também de diabete.
Relembre a história
Em 1990, Guilherme Melo foi escolhido candidato a vice-governador do Piauí na chapa de Freitas Neto. Ambos venceram a eleição no segundo turno. Ele foi efetivado governador do Piauí em 30 de março de 1994 quando Freitas renunciou para concorrer ao Senado Federal estando então filiado ao PPR e meses depois ao PPB. Nesta última legenda, ele foi eleito primeiro suplente de deputado federal.
Em menos de uma década, Guilherme Melo foi deputado estadual, vice-governador e depois governador do Piauí entre os anos de 1994 e 1995. O ex-governador do Piauí era formado em administração de empresas pelo Centro Universitário de Brasília.
Segundo informações do portal da Câmara dos Deputados, Guilherme Melo exerceu as seguintes atividades:
Suplente de deputado federal na legislatura 1999-2003, de 17 de dezembro de 2002 a 15 de janeiro de 2003.
Atividades Partidárias
Presidente e Membro, Diretório Municipal do MDB, Teresina, PI; Tesoureiro e Membro, Diretório Regional do PDS, PI; Líder do PDS; Vice-Presidente e Delegado Regional, Diretório Nacional do PPB.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Piauí, Teresina, 1983-1985; Diretor Presidente, COHAB, Teresina, PI, 2001-2002; Assessor de Diretoria, COHABITA, Brasília, DF; Assistente Administrativo, EMBRATER, Brasília, DF; Fundador e Diretor-Gerente, Terranova Reflorestadora e Agropecuária Ltda.; Fundador e Diretor-Gerente, Imobiliária Primavera Ltda.; Diretor, Associação Comercial do Piauí; Assessor Parlamentar, Câmara dos Deputados, Brasília, DF.
Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:
Diretor, Associação Comercial do Piauí, Teresina.; Membro, CRECI; Presidente, Conselho de Administração, COHAB, Teresinha, PI, 2001-2002..
Estudos e Cursos Diversos:
Administração de Empresas Públicas e Privadas, CEUB, Brasília, DF, 1974-1977; Direito, UFPI, Teresina, 1981-1984.
Fonte:Por Arimatéia Azevedo e Marcelo Gomes/Portal AZ