(Foto: João Batista/JB)
Com o objetivo de avaliar a atual situação da pandemia e buscar soluções conjuntas para conter o avanço da Covid 19 e evitar mais óbitos no município, autoridades municipais se reuniram na manhã desta quarta-feira (07) para debater sobre o assunto.

A reunião foi realizada em uma das salas do Caps, e contou com a participação do prefeito Márcio Moura, da Secretária Municipal de Saúde Janine Damasceno Moura Fé, do Diretor do Hospital Estadual José de Moura Fé Maycon de Sousa do Nascimento, do Diretor Municipal de Média Complexidade Adriano Martins Ferreira, do Diretor Municipal de Vigilância em Saúde Valfredo Augusto de Araújo Santana Portela, do Coordenador Municipal de Vigilância Sanitária Carlos Roberto Moura Luz, do Presidente da Câmara, Vereador Paulo Rogério e demais vereadores, Berenice Maria, Waltemberg Veloso, Glauber Moura e Shirley Pereira.

O diretor do hospital Maycon de Sousa do Nascimento fez uma explanação detalhada sobre o atendimento que é prestado ao pacientes positivados, o quadro de profissionais disponíveis, protocolos, oxigênio,aparelhos , dentre outros. Maycon de Sousa, além de explicar, também tirou dúvidas e respondeu questionamentos feitos pelo prefeito, vereadores e demais presentes na reunião.

Durante a reunião foram elencadas diversas situações relacionadas ao avanço do vírus no município, bem como sugestões de ações que possam minimizar o avanço do novo coronavírus.
” A falta de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o nosso maior desafio enfrentado para salvar vidas. Devido a gravidade, esses pacientes entram em uma fila que é feito a triagem pela regulação. No momento tem 13 pacientes internos e destes 04 necessitam de um leito de UTI disse o diretor do hospital Estadual José de Moura Fé Maycon de Sousa do Nascimento”.



“’ A prefeitura está disponibilizando duas ambulâncias básicas e ambulâncias avançadas do SAMU para fazer a transferência dos pacientes para hospitais que tem uma melhor extrutura e UTI para aqueles precisam. Está sendo disponibilizado também um caminhão para a coleta de cilindros de oxigênio quando precisa. Ontem dia (06) eu mesmo fiz a compra de Máscaras de Ventilação Não Invasivas (VNI), Kits Traqueia e Lençois, e doamos para o hospital pontuou o prefeito. Foi contratado pela prefeitura mais um Médico Psiquiatra que está prestando atendimento no Caps. Antes era apenas um Psiquiatra, agora são dois, explicou o gestor. Estamos também contratando o Fisioterapeuta Drº Saulo Carvalho, para dar treinamento tanto para os fisioterapeutas do município, como também para os fisioterapeutas que estão atuando dentro do hospital. A prefeitura colocou também Bombeiros Civis a disposição do hospital. Não estamos e nem vamos de forma alguma medir esforços no enfrentamento ao novo coronavírus. A nossa administração está a disposição para servir no que estiver ao nosso alcance, mais é preciso que cada um faça a sua parte nessa batalha tão dificil, disse o prefeito Márcio Moura”.


Na tarde desta quarta-feira (07) o hospital recebeu 33 cilindros de oxigênio.