Whindersson Nunes convida menina do PI que descobriu asteroide para testar novo telescópio: ‘Não dá para não incentivar’

Telescópio simples de Busca Inteligente desenvolvido pela TRON Robótica Educativa — Foto: TRON Robótica Educativa

Startup de robótica fundada pelo comediante, a TRON Robótica Educativa, está desenvolvendo um novo telescópio de Busca Inteligente. Em 2023, a estudante Thayla Janis descobriu um asteroide num programa em parceria entre o Governo do Brasil e a agência espacial americana (Nasa).

O comediante piauiense Whindersson Nunes publicou em suas redes sociais um convite para a estudante Thayla Janis, de 10 anos, a menina que descobriu um asteroide em maio de 2023. Whindersson chamou a estudante para testar um novo telescópio desenvolvido em Parnaíba.

Whinderson é fundador de uma startup de robótica, a TRON Robótica Educativa, que está desenvolvendo um telescópio de Busca Inteligente na sede da empresa em Parnaíba (foto abaixo).

Na postagem feita em suas redes sociais, Whindersson diz que deseja que Thayla seja a primeira a usar, além de presenteá-la com um telescópio simples para que ela continue seus estudos.

“Não da pra não incentivar, queria que ela fosse a primeira a testar na sede da TRON em Parnaíba. Além disso, queríamos te presentear com um telescópio, para ela estudar, fazer suas pesquisas e olhar pro céu como ela gosta!”, disse Whindersson por suas redes sociais.

Caçadora de asteroides

Thayla Janis — Foto: Thayla Janis

A estudante Thayla Janis, de 10 anos, é natural de Isaias Coelho, 319 KM de Teresina. Em 2023, quando tinha 9 anos, ela descobriu um asteroide enquanto participava da XIV edição do Caça Asteroide do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil (MCTI), programa com parceria entre o governo brasileiro e a agência especial dos Estados Unidos (Nasa).

Deste então, Thayla Janis já descobriu 13 asteroides.

O g1 entrou em contato com a família de Thayla que confirmou que a equipe do influencer já contatou a equipe da garota para combinar a visita à sede da TRON Robótica Educativa.

O Caça Asteroides é realizado por meio de uma plataforma do IASC/NASA Partner que fornece as imagens captadas por um telescópio de 1.8 metros pertencente à Universidade do Havaí.

Estagiária sob supervisão de Andrê Nascimento.

Fonte: Por Maira Campos*, g1 PI

16/04/2024 10h38  Atualizado há 12 horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *