Floriano, no Piauí — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí
Segundo o Conselho Tutelar, parentes maternos das crianças não quiseram a guarda delas, mas o órgão conseguiu uma família acolhedora. A família paterna dos pequenos ainda não foi identificada.
Uma menina de 2 anos e dois meninos de 5 e 8 anos foram encontrados sozinhos, na quinta-feira (1), trancados em uma casa no bairro Sambaíba em Floriano, a 244 km de Teresina. Segundo o Conselho Tutelar do município, as três crianças estavam famintas, e a casa o chão da casa coberto de sujeira. Não se sabe o paradeiro da mãe das crianças.
“Recebemos uma denúncia anônima de que a mãe de três crianças havia saído de casa e deixado elas sozinhas e que não era a primeira vez que isso acontecia. A casa estava trancada e bastante suja, elas foram resgatadas pela janela”, informou a conselheira Jocirlane dos Santos.
Segundo a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Floriano, Rafaela Barros, a mãe das crianças é usuária de drogas e até o momento não apareceu para prestar esclarecimentos.
Os parentes maternos das crianças informaram à Secretaria que não querem a guarda deles por medo da condição da mãe. Já a família paterna das crianças ainda não foi identificada, e não há informações sobre o pai.
Assim, nesta sexta-feira (2), a Secretaria de Assistência Social de Floriano conseguiu encontrar uma família solidária, que aceitou receber as crianças provisoriamente.
A conselheira Jocirlane, responsável pelo caso, disse ao g1 que em novembro de 2023 visitou a família, mãe e os três filhos, em um endereço diferente após uma denúncia de maus tratos. Mas chegando ao local, a ocorrência foi descartada.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Floriano. A Polícia Civil investiga o caso.
2ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Floriano — Foto: Reprodução
Fonte: Por Lívia Ferreira, g1 PI
02/02/2024 17h37 Atualizado há 6 horas