Simplício Mendes Marca Presença em Seminário e Lançamento do Plano Estadual da Primeira Infância

Fotos: Divulgação

No último dia 25 de novembro, Simplício Mendes esteve representado em um importante evento promovido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) do Piauí. A secretária municipal de Assistência Social, Janine Damasceno Moura Fé, e Ana Isabel Moura Luz, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Simplício Mendes, participaram do Seminário de Apoio Técnico do SUAS e do lançamento do Plano Estadual da Primeira Infância, realizado em Teresina.

Promovido pela Sasc em parceria com a Coordenação do Pacto pelas Crianças do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o seminário reuniu gestores e técnicos dos 224 municípios do estado. O objetivo central foi debater estratégias e qualificar a execução de políticas públicas na assistência social, com destaque para programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Entre os pontos altos do evento, o lançamento do Plano Estadual da Primeira Infância estabeleceu metas estratégicas para a proteção e cuidado de crianças de 0 a 6 anos nos próximos 10 anos. O documento foi desenvolvido de forma participativa, após sete seminários descentralizados realizados entre junho de 2023 e abril de 2024, envolvendo 2.237 técnicos e gestores de áreas como saúde, educação e assistência social.

Debates e capacitação

O seminário promoveu debates sobre a implementação de programas como o Primeira Infância no SUAS/PCF, Procad-SUAS e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, ofereceu treinamento técnico, com foco especial nos municípios que ainda enfrentam desafios para atingir as metas estabelecidas.

A secretária da Sasc, Regina Sousa, destacou a relevância do evento:

“Essa oficina é importante para todos os técnicos e gestores. Temos aqui pessoas do Ministério para ajudar no treinamento e capacitação. Vamos focar principalmente nos municípios que ficaram atrás nas metas, e a capacitação será fundamental para apoiá-los.”

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *