Saúde de Simplício Mendes Lança Projeto Para Prevenção e Combate da Obesidade Infantil.

Com o objetivo de deter o avanço da obesidade infantil, a Prefeitura de Simplício Mendes, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou o Projeto PROTEJA. Uma estratégia intersetorial que incentiva o município a implementar ações de prevenção à obesidade infantil em todos os espaços frequentados pelas crianças e suas famílias, além de fortalecer a atenção à saúde das crianças, adolescentes e gestantes que tenham excesso de peso.

Desde a adesão ao programa no município, algumas ações já foram desenvolvidas como, avaliações físicas e nutricionais, consumo alimentar e identificação do número de crianças com sobrepeso e obesidade.

O Programa foi lançado oficialmente no mês de agosto para todas as Equipes do PSF e NASF do município, bem como para as secretarias que formaram com a Secretaria de Saúde um Grupo Intersetorial de Trabalho/ GTI (Secretaria de Agricultura, de Assistência Social, de Educação, de Esporte, Cultura Turismo e Juventude e Assessoria de Comunicação), para acompanhar e ajudar nas ações sequenciais do programa.

A responsável técnica pelo programa, a nutricionista Rossílvia Santana, destacou a importância do PROTEJA. “Diante do atual cenário que estamos vivendo de ambientes obesogênicos, baixa adesão à prática regular de atividade física, assim como a uma alimentação equilibrada e de qualidade, é de suma importância para nosso município a chegada dessa estratégia, para que, através de suas ações possamos alcançar o maior número de crianças, adolescentes e gestantes que estejam dentro desse perfil nutricional e possamos minimizar ou ainda reduzir esse percentual de sobrepeso e obesidade já identificados e assim oferecer ações de apoio e acompanhamento nutricional mais direcionado e eficaz à nossa população.

Até o momento, mais de 1.320 municípios brasileiros aderiram ao Proteja, o que representa um compromisso de implementar todas as ações de promoção da alimentação saudável, atividade física e ações intersetoriais de prevenção e controle da obesidade infantil do programa.

O Brasil recebeu, nesta quarta-feira (21), o Prêmio da Força Tarefa das Nações Unidas para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs), que este ano uniu forças com o Programa Especial de Atenção Primária à Saúde (APS) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *