Quixote à Brasileira: Petrus Evelyn Investiga Comissionado da Câmara Municipal de Teresina

Foto: Reprodução

O jornalista eleito pelo PP, requereu da Casa os comissionados e os gabinetes lotados

Por José Ribas, 11/11/2024 10:37 – Atualizado às 10:55

O jornalista dono da página ‘O Piauiense’ e recém-eleito pelo partido Progressistas (PP), Petrus Evelyn Martins, requereu junto a administração da Câmara Municipal de Teresina a lista de servidores comissionados e em quais gabinetes estão lotados.

Petrus, que foi eleito sem ajuda do fundo eleitoral, tem usado sua página de jornalismo político para denunciar casos de uso da máquina pública para ganhos políticos e financeiros, em especial usando a contratação de servidores comissionados apadrinhados politicamente.

O caso dos comissionados começou a chamar atenção na Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI),  conhecido como ‘CPF’s Premiados’,  onde figuras proeminentes da sociedade piauiense, em especial parentes e amigos de políticos, eram contratadas em esquemas de crimes de peculato-desvio, pois recebiam o salário e praticavam rachadinha ou eram funcionários fantasmas.

Em dois dos casos mais escandalosos envolvendo comissionados, havia pessoas mortas recebendo da ALEPI, onde parentes embolsavam o erário e, mais recentemente, um preso por tráfico de drogas lotado em um gabinete e recebendo por prestação de serviços na Assembleia, mesmo sem poder fazer,  por conta da reclusão.

A prática segundo denúncias também, parece se repetir na CMT, onde a transparência da Casa não detalha quantidade de servidores comissionados e tampouco para quais gabinetes estão a serviço.

A atitude de Petrus também encurrala o vereador Enzo Samuel do Partido Democrático Trabalhista (PDT), atualmente presidente da casa e candidato à reeleição. A demanda do jornalista tenta por às claras situações obscuras do legislativo da capital e põe Enzo diante da opinião pública sobre a real situação da Câmara e os conchavos que são feitos ali dentro.

Com o movimento feito por Petrus, aumenta também o desgaste de Enzo, atualmente adversário de Petrus na futura eleição da presidência da CMT, onde a opinião pública pode forçar alguns vereadores a declinarem do apoio ao atual líder e favorito ali.

Fonte: Portal AZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *