Projeto de Incentivo a Leitura da Professora Aparecida Passos é Realizado Em Simplício Mendes.

Foto: João Batista/JB

Denominado “Biblioteca Delivery, Vamos espalhar o vírus da leitura”, o projeto de incentivo a leitura foi idealizado pela professora de Português e Arte, Aparecida Passos do Colégio Municipal Álvaro Mendes da cidade de Simplício Mendes.

Foto: João Batista/JB

Na tarde desta quinta-feira (08) aconteceu em uma das salas do Colégio Municipal Álvaro Mendes a culminância do projeto, que contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Professor Gilcivan da Luz Barros, Lucimária  Coelho,  Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Rinalda Miranda, Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Maria da Conceição Monteiro, Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Teresinha de Jesus Rodrigues Damata, Diretora da Unidade de Ensino, Luana Teles e Maria do Socorro Vasconcelos, ambas Coordenadoras Pedagógica, Professores e Estudantes.  A advogada Iane Helen e o enfermeiro Samuel Adison, filhos da idealizadora do projeto prestigiaram também a culminância.

Foto: João Batista/JB
Ao centro a Professora Aparecida Passos ao lado dos filhos, o enfermeiro Samuel Adison e a advogada Iane Helen-Foto: João Batista/JB

A culminância teve a participação dos estudantes, Mirela Cavalcante, Mary Kuani, Maria Eduarda, Raiany Luz, Jasmim Rodrigues, Jhonatan Passos e Keyla de Jesus, do 8º e 9º Anos Turma B respectivamente, que falaram sobre a experiência com a leitura proposta. 

Foto: João Batista/JB

A realização do ato contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e foi direcionado aos alunos do 8º e 9º anos – turmas “B”.

RECONHECIMENTO

A professora Aparecida Passos recebeu muitos elogios pela idealização e realização do belo Projeto de Incentivo a Leitura.

O Secretário Municipal de Educação, Gilcivan da Luz Barros e a Professora Aparecida Passos-Foto: João Batista/JB
A Professora Aparecida Passos e a Diretora Teresinha de Jesus Rodrigues Damata-Foto: João Batista/JB

VEJA MAIS FOTOS

Fotos: João Batista/JB

Foto: João Batista/JB
Foto: João Batista/JB
Foto: João Batista/JB

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE LEITURA

Com um sistema de entrega em domicílio, o projeto foi desenvolvido com o intuito de motivar os alunos através da leitura, pois uma cultura sem leitura não tem precedência e, quem ler tem o livro como “um mundo que fala, um cego que guia, um surdo que responde e um morto que vive”.

Em tempo de pandemia, a leitura de um bom livro é um diálogo incessante.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, no intuito de proporcionar aos nossos alunos uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula.

PÚBLICO ALVO

Alunos do 8º e 9º anos – turmas “B”

PERÍODO

Mês de junho, com possibilidade de continuar por todo o ano, a depender do engajamento dos alunos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Foi selecionado para o mês de junho dois livros: Uma amizade (im)possível, de Lilia Moritz Schwarez (para o 8º ano) e O Guarani em cordel, de Klévisson Viana (para o 9º ano).

Os alunos receberam os livros em casa (numa sacola personalizada pela professora idealizadora do projeto), junto com o livro um roteiro de estudo e uma ficha para resolução da análise de livro.

O projeto terá continuidade à medida que se perceba a participação e apreciação do público alvo.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Ler o livro;

Assistir ao filme ou vídeo indicado;

Roda de conversa sobre o livro através do “Google Meet” ou pelo WhatsApp;

Resolução da ficha suplementar de leitura e análise do livro;

Produção de texto, recontando a história lida;

Produção de imagem ilustrativa de um episódio marcante, para o aluno, do livro lido.

Interação por meio de fotos ou vídeos.

META

Elevar o número de alunos leitores críticos da escola.

CULMINÂNCIA

Após realizadas todas as etapas acima, é chegada a hora de partilhar com o público escolar o resultado do projeto Biblioteca Delivery.

PROGRAMAÇÃO

Abertura

Exposição de trabalhos

Participação dos alunos (falando da experiência com a leitura proposta)

Apresentação de vídeos

Exposição de fotos

Fala aberta ao público presente

Distribuição de lembrancinhas

AGRADECIMENTO

Agradeço a todos os alunos que prontamente aceitaram participar do projeto, à equipe gestora do Álvaro Mendes pelo apoio e suporte, aos pais que incentivaram os alunos a lerem, e, em especial ao meu amigo Raimundo Santana pela dedicação e apoio proporcionado sempre que preciso.

Professora Aparecida Passos 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *