Luiz Menezes (PP), prefeito de Piripiri — Foto: Divulgação
Segundo ele, foram realizados exames swab e sorológico. Os dois indicaram o mesmo resultado.
Luiz Menezes (PP), prefeito da cidade de Piripiri, a 163 km de Teresina, informou por meio de suas redes sociais, nessa segunda-feira (28), que testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez. Ele está internado e sob acompanhamento médico.
Em suas redes sociais, o prefeito informou que já tinha testado positivo em junho deste ano. Agora, seis meses depois, teve novo resultado positivo para a Covid-19. Segundo ele, foram realizados exames swab e sorológico. Os dois indicaram o mesmo resultado.
Luiz Menezes informou que decidiu fazer o exame porque estava com sintomas fortes de gripe. Ele apresentou cansaço, febre e desidratação e a recomendação médica foi de internação.
Ele informou que sua agenda está, portanto, cancelada, e que ele está sob acompanhamento médico.
Este é seu último ano de mandato, já que ele foi derrotado nas urnas pela candidata Jove Oliveira (PTB), que teve 49,57% dos votos.
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).
Fonte: Por G1 PI — Teresina