Bares e restaurantes devem ficar fechados até dia 26 de abril — Foto: Reprodução/TV Clube
“O município de Arraial vem registrando nos últimos dias um aumento de números de casos de pessoas infectadas pela Covid-19”, informou o prefeito.
O prefeito de Arraial, Aldemes Barroso da Silva, publicou decreto suspendendo as aulas presenciais e funcionamento de bares e restaurantes até o dia 26 de abril. O documento foi publicado no Diário Oficial dos Municípios, do dia 14 de abril.
No decreto, o prefeito explicou as porque adotou medidas mais restritivas. “O município de Arraial vem registrando nos últimos dias um aumento de números de casos de pessoas infectadas pela Covid-19”, informou Aldemes Barroso.
Ele ainda destacou que “existe a necessidade de promover, por conta da tendência maior de aglomeração nesse período, um controle mais rigoroso do desempenho das atividades econômicas e comportamentos com potencial de geração de aglomerações”.
Medidas até 26 de abril:
- suspenso o funcionamento de bares e restaurantes, podendo funcionar apenas na modalidade delivery;
- suspensas as atividades de aulas presenciais em escolas públicas e privadas;
- templos, igrejas, centro espíritas e terreiros poderão funcionar suas atividades presenciais com 30% de sua capacidade;
- academias poderão funcionar suas atividades com 30% de sua capacidade;
- comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h;
- suspensas as atividades que envolvam aglomeração, eventos, culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de clubes, casa de shows e qualquer tipo de estabelecimento que promova atividade festiva.
O painel Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) aponta que o município de Arraial possui 132 casos confirmados e dois óbitos.
Decreto estadual
O prefeito de Arraial decidiu não seguir todas as medidas implementadas pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que publicou um novo decreto que prorroga as medidas restritivas para coibir o agravamento da pandemia da Covid-19 no estado. As medidas iniciaram na segunda-feira (12) e seguem até o próximo domingo (18). A novidade é que o toque de recolher será a partir de 22h.
Veja aqui a íntegra do decreto.
Entre as medidas implementadas pelo governo:
- O toque de recolher será de 22h a 5h, até o dia 18 de abril;
- Até o dia 15, o comércio poderá funcionar até as 17h, mas para as atividades que funcionam no período noturno é permitido até 19h, sendo respeitadas as 9h diárias.
- Até o dia 15, shoppings centers poderão funcionar de 12h a 20h;
- suspensas as atividades que envolvam aglomeração, como atividades esportivas e sociais;
- bares, restaurantes, depósitos de bebidas e similares só poderão funcionar até as 21h do dia 15;
- Permanece a proibição de festas e eventos, em ambientes abertos ou fechados.
Fonte: Por Bárbara Rodrigues, G1 PI