Investigação apontam que dinheiro seria em apoio á reeleição de Dilma Rousseff
(Foto: Divulgação)
O senador Ciro Nogueira (PP) tem se movimentado junto a importantes gabinetes de Brasília para não depor na Polícia Federal em inquérito que apura o recebimento de R$ 5 milhões de propina.
Segundo o jornal O Globo, desta quinta-feira (20), a JBS teria dado R$ 5 milhões para Ciro Nogueira votar em Dilma Rousseff em 2014, levando o PP para a campanha de reeleição da petista. Agora a Polícia Federal vai ao STF pedir autorização para pegar o depoimento de Ciro Nogueira.
Em relatório que enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal informa que tem provas do provável recebimento de propina pelo senador piauiense, para que o seu partido, o Progressistas apoiasse a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff.
Segundo o jornal, o relatório da PF mostra que é possível vislumbrar que os depoimentos dos colaboradores Joesley Batista e Ricardo Saud “restaram corroborados por provas autônomas”.
Entre as testemunhas ouvidas que podem provar o recebimento da propina por Ciro Nogueira está o empresário Reginaldo Carvalho, da rede de supermercados Carvalho, do Piauí.
Reginaldo Carvalho prestou depoimento informando que, por conta de uma relação comercial que mantinha com o grupo JBS, entregou dinheiro, a mando de Joesley Batista, a Gustavo Nogueira, irmão do senador Ciro Nogueira.
A propina teria sido entregue em espécie, segundo outra testemunha que a Polícia Federal incluiu no relatório ao STF.
Na tentativa de proteger o irmão senador, Gustavo Nogueira disse no depoimento à Policia Federal que o dinheiro recebido das mãos de Reginaldo Carvalho era produto de negócios com imóveis e que prestava serviço de consultoria na área para Carvalho.
Reginaldo Carvalho negou essa negociação informando que chegou a tratar sobre venda de imóveis com o irmão do senador Ciro Nogueira, mas nada se concretizou.
No relatório ao STF a Polícia Federal reforça que Joesley e Saud voltaram a confirmar a entrega do dinheiro a Ciro Nogueira em novos depoimentos prestados já em 2021.
O senador e seus advogados negam tudo.
Obrigado
Fonte: Por Arimatéia Azevedo/Portal AZ