Piauí recebe 135 mil doses de vacinas contra a Covid-19; o maior lote já recebido pelo estado

Piauí recebe doses de vacinas contra a Covid-19 — Foto: Sesapi

Segundo a Sesapi, as vacinas vão ser distribuídas para os municípios de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

O Piauí recebeu 135 mil doses de vacinas da AstraZenca, CoronaVac e Pfizer. Esse é o maior lote de vacinas contra a Covid-19 que foram recebidos pelo estado.

Na noite de terça-feira (20), o estado recebeu do Ministério da Saúde 117.450 mil doses. Foram 88.250 doses das vacinas AstraZenca e 29.200 da Coronavac. Já nesta quarta-feira (21) o estado recebeu mais 17.550 doses do imunizante da Pfizer.

Segundo a Sesapi, as vacinas vão ser distribuídas para os municípios de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos;

30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização;

20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que as doses vão ser distribuídas imediatamente para os municípios.

“Já estamos preparando nossas equipes para que assim que todas as vacinas estejam em nosso estado sejam enviadas o mais rápido possível aos municípios. Pedimos aos gestores municipais, que assim que as receberem, organizem os seus calendários e apliquem os imunizantes”, afirmou o secretário.

FMS quer mais doses

Na terça-feira (20), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Gilberto Albuquerque, afirmou que Teresina não está recebendo doses de vacina contra a Covid-19 suficientes para atender a população. Ele informou que encaminhou ofícios para o Ministério da Saúde e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pedindo doses extras.

Segundo Gilberto Albuquerque, as doses encaminhadas para Teresina são insuficientes para atendimento da demanda e que isso impede o avanço da campanha de vacinação.

“Teresina tem uma média entre 12 e 13 mil pessoas de cada faixa etária, entre 40 a 50 anos. A nossa capacidade de administração é de 12.500 mil doses dia, então Teresina tem capacidade administrar nos dias úteis até 50 mil por semana, mas infelizmente nós não temos essa quantidade de doses”, informou o presidente da FMS.

A FMS informou que para avançar a vacinação de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber por semana, 40 mil doses, número muito aquém do que é recebido hoje. A estimativa do órgão é que Teresina tenha atualmente, uma média de 12 mil pessoas por faixa etária entre 40 e 50 anos, número que sobe para 15 mil por idade entre as pessoas com 30 a 40 anos.

Fonte: Por Bárbara Rodrigues, G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *