Pessoas São Homenageadas Com Medalha Do Mérito Barreiro Branco No Aniversário De Simplício Mendes.

Foto: João Batista/JB

Mestre de cerimônia, Maurício Veras- Foto: João Batista/JB
Prefeito Márcio Moura e sua esposa a primeira-dama Natalícia

Nesse sábado (04) o município de Simplício Mendes completou 88 anos de emancipação político-administrativo, e dentro da programação alusiva ao aniversário foi realizado a entrega da Medalha do Mérito Barreiro Branco.

Foto: João Batista/JB
Foto: João Batista/JB

A sessão solene foi realizada na manhã desse sábado (04) no prédio do salão paroquial com transmissão ao vivo pelas redes sociais, e contou a presença do prefeito Márcio Moura e a primeira-dama Natalícia, Vice-prefeito Antenor Neto e sua esposa Lucilene, Deputado Estadual Ziza Carvalho, os vereadores Paulo Rogério presidente da câmara, Vereador Glauber Moura, Vereadora Berenice Maria, Vereador Elan Ferreira, Vereador Shirley Pereira, Vereador Waltemberg Veloso e Vereador Weliton Leal, e ainda secretários municipais, o médico Drº Jomário Ferreira, Thales Pimentel, e João Arilson respectivamente prefeito de Campinas do Piauí, Paquetá do Piauí e Lagoa do São Francisco, familiares dos homenageados e munícipes.

Mesa de Honra- Foto: João Batista/JB
Foto: João Batista/JB

O prefeito Márcio Moura declarou aberta a Sessão Solene de Entrega de Medalhas do Mérito Barreiro Branco que homenageou as seguintes pessoas.

Prefeito Márcio Moura- Foto: João Batista/JB

1.   Dr. Heli de Araújo Moura Fé

Foto: João Batista/JB

2.   Dr. Jayronn Santos

Foto: João Batista/JB

3.   Dr. Felipe Neri

Foto: João Batista/JB

4.   Oseano Araújo

Foto: João Batista/JB

5.   Viturino Barbosa

Foto: João Batista/JB

6.   Orleane Hozana de Melo

Foto: João Batista/JB

A MEDALHA DO MÉRITO BARREIRO BRANCO foi instituída através do decreto Nº 034/2021, de 25 de junho de 2021. Em conformidade com o que estabelece o Art. 66, Incisos IV e XXIX, combinado com o Art. 93, Inciso I, Letra I, da Lei Orgânica do Município.

A MEDALHA DO MÉRITO BARREIRO BRANCO foi criada em homenagem à denominação toponímica original da povoação em torno da Feira do Barreiro Branco, que deu origem à cidade de Simplício Mendes.

Foto: João Batista/JB

A Medalha foi acompanhada por Diploma assinado pelo Prefeito Municipal e pelo Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude.

Confeccionada de latão, de formato circular, com gravação em baixo relevo, a medalha conterá no anverso o brasão do município e os dizeres: “Ao Mérito Barreiro Branco – Simplício Mendes – PI” e terá como suporte, fitas de seda nas cores da bandeira do município.

Foto: João Batista/JB

A heráldica que constitui a Medalha do Mérito Barreiro Branco é composta por ornatos que representam o brasão de Simplício Mendes. Na essência de sua composição, além das cores da nossa bandeira, a insígnia traz as figuras da carnaubeira e do favo de mel, que são elementos representativos da história econômica do nosso município.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

1.   Dr. Heli de Araújo Moura Fé

Foto: João Batista/JB

Filho desta terra, o médico e político, Dr. Heli Moura Fé, é filho de Nelson de Moura Fé e Hilda de Araújo Moura. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Piauí em 1974. Após concluir o curso de medicina, regressou para Simplício Mendes, onde instalou clínica médica e faz parte do corpo clínico do Hospital Estadual José de Moura Fé, do qual foi diretor. Casou-se com a médica Maria Damasceno Moura Fé, companheira dedicada que sempre o ajudou ao longo de sua carreira e história política. Foi eleito prefeito por cinco vezes neste município, sendo o primeiro prefeito reeleito em Simplício Mendes. Em suas administrações prestou serviços relevantes para o desenvolvimento desta terra deixando sua marca nesta cidade através dos seus feitos e realizações.    

2.   Dr. Jayronn Santos

Foto: João Batista/JB

Jayronn Jailson Santana dos Santos, é natural de Conceição do Canindé. Seus pais chegaram em Simplício Mendes em 1991. Formado em medicina pela Universidade Estadual do Maranhão, Dr. Jayronn fez residência médica em cirurgia geral pela Universidade Federal do Piauí. Possui especialização em Endoscopia e Ultrassonografia. Com sua esposa, a Administradora de Empresas Michelle Marinho montaram uma clínica médica em Simplício Mendes, onde fazem atendimentos a pacientes do município e região.

Prestou serviços médicos no Hospital Estadual José de Moura Fé, mas seus relevantes serviços de saúde são prestados através do Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, onde fez incontáveis procedimentos cirúrgicos e atendimentos a pacientes deste município e macrorregião.

3.   Dr. Felipe Neri

Foto: João Batista/JB

Felipe Neri de Sousa Moura nasceu em Simplício Mendes, filho de João de Sousa Moura e Elisa Mendes Moura. Formado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco. Foi diretor do Hospital Estadual José de Moura Fé de 1983 a 1988. Elegeu-se prefeito municipal de Simplício Mendes nas eleições de 15 de novembro de 1988, exercendo mandato de 1989 a 1992, promovendo grandes realizações e executando obras até hoje existentes no nosso município. Atualmente é médico do corpo clínico do Hospital Estadual José de Moura Fé e da Secretaria Municipal de Saúde e mantém junto com seu filho, Dr. Rafael Neri, um consultório particular no qual realiza consultas médicas e exames de ultrassonografia.

4.   Oseano Araújo

Foto: João Batista/JB

Oseano Bezerra de Araújo, mais conhecido como Dedê, é natural de Picos. Seus pais chegaram em Simplício Mendes em 1982. Oseano e seus irmãos perderam seus pais ainda muito jovens, momento em que buscaram força e apoio uns com os outros e juntos lutaram por uma vida melhor. Cresceram trabalhando de forma digna e hoje se tornaram cidadãos honestos e do bem. Casado com a professora Keliane Samandra Ribeiro Cavalcante e pai de três filhas, seu espírito empreender e audacioso viu na região do Vale do Fidalgo uma boa oportunidade para investir no plantio de melão, hoje a fruta é carro chefe da sua empresa, a OBA AGRÍCOLA, que funciona na Fazendo Zé Honório. Oseano Bezerra de Araújo colocou a cidade de Simplício Mendes no mercado nacional de frutas e verduras.

5.   Viturino Barbosa

Foto: João Batista/JB

Simpliciomendense, filho de Júlio Pereira dos Santos e de Bernadete Barbosa dos Santos, desde cedo descobriu sua vocação pelo futebol. Passou por vários times amadores de nossa cidade, chegando à seleção de Simplício Mendes com apenas 15 anos de idade, onde deu muito trabalho as defesas adversárias, marcando muitos gols. Em 1976 foi para Teresina, onde ficou conhecido profissionalmente como Vítor. Ingressou no Ríver Atlético Clube onde permaneceu até 1983, tendo como característica a velocidade e a arrancada, fazendo sucesso no futebol piauiense, sagrando-se campeão por quatro temporadas e sendo artilheiro do campeonato de 1980. Além do Ríver jogou como profissional em clubes de Alagoas e Maranhão e passou pelo futebol boliviano. Foi Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude de Simplício Mendes entre 1997 e 2004.

6.   Orleane Hozana de Melo

Foto: João Batista/JB

Natural de Simplício Mendes, Orleane Melo é filha de Manoel Neto de Melo e Maria do Espírito Santo Hozana de Melo. Cursou magistério na Escola Normal Presidente Castelo Branco, em Oeiras, formou-se em 1988. No ano seguinte retornou para Simplício Mendes onde assumiu a sala de aula na Escola Djanira Alves Rodrigues por 12 anos. Ainda em 1988 ingressou na rede municipal de ensino após ser aprovada em concurso público. Em 2002 formou-se em Biologia pela Universidade Estadual do Piauí, nesse mesmo período tornou-se Coordenadora Pedagógica. Em 2004 foi eleita Vereadora pelo município de Simplício Mendes, e entre 2013 e 2020 foi Secretária Municipal de Educação em Simplício Mendes, período em o nosso município ultrapassou a meta do IDEB estabelecido pelo Ministério da educação.

Veja fotos.

Foto: João Batista/JB
Foto: João Batista/JB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *