OAB-PI afasta advogado envolvido em acidente da presidência da Comissão de Prerrogativas

Advogado Marcus Vinicius Nogueira disse que está abalado com o acidente — Foto: Reprodução

O profissional chegou a ser preso em flagrante pelo envolvimento no acidente que matou um homem e deixou três pessoas feridas em Teresina. Ele foi posto em liberdade após pagar fiança de R$ 15 mil.

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, afastou o advogado Marcus Vinícius Nogueira, da presidência da Comissão de Prerrogativas da entidade. O profissional chegou a ser preso em flagrante pelo envolvimento no acidente que matou um homem e deixou três pessoas feridas em Teresina.

Marcus Vinícius passou por audiência de custódia na tarde desta sexta-feira (3) e foi posto em liberdade após pagar uma fiança de R$ 15 mil. Ele deve cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.

Em seu lugar na presidência da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI assumiu Michele Silva Amorim. Em nota, a Ordem dos Advogados lamentou a morte de Raimundo Nonato da Silva Oliveira, vítima do acidente, e informou ter disponibilizado assistência necessária à família.

A OAB Piauí destacou ainda que “irá colaborar com as autoridades policiais e judiciais para elucidação do caso com premência e acuidade”.

Criança está em risco iminente de morte

A bebê de 8 meses, identificada como Laura Sofia Alves Silva, está em risco iminente de morte e encontra-se em estado gravíssimo após o grave acidente envolvendo o advogado Marcus Vinícius Nogueira. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) abriu na tarde desta sexta-feira (3) o protocolo de morte encefálica da criança.

Um homem identificado como Raimundo Nonato da Silva Oliveira, 53 anos, morreu e duas mulheres ficaram feridas na colisão que ocorreu na noite dessa quinta-feira (2), no cruzamento das Avenidas Higino Cunha e Odilon Araújo, na Zona Sul de Teresina.

O acidente

Em um carro estava o advogado Marcus Nogueira e em outro estava o condutor Raimundo Nonato da Silva Oliveira, Aline Alves Oliveira, filha de Raimundo, a bebê Laura Sofia Alves Silva, filha de Aline e neta de Raimundo, e Alice Silva, filha de Raimundo.

Vídeo mostra momento exato da colisão que deixou um morto

Clique no link abaixo e veja o Vídeo

https://g1.globo.com/pi/piaui/video/video-mostra-momento-exato-da-colisao-que-deixou-um-morto-10095902.ghtml

Um vídeo de câmera de segurança (assista acima) mostra o momento da colisão. Nas imagens é possível ver o momento em que o veículo conduzido pelo avô da criança segue na Avenida Odilon Araújo e outro veículo, conduzido pelo advogado Marcus Nogueira, que seguia na Higino Cunha, colide com a lateral dele, do lado do motorista.

Raimundo morreu no local do acidente. As mulheres e a bebê foram levadas para o HUT. Alice Silva, tia da bebê, teve ferimentos leves e logo foi liberada. Já a mãe da criança, Aline, está passando por um procedimento cirúrgico.

Investigação

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Lucci Keiko, determinou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigue o acidente envolvendo o advogado Marcus Vinícius Nogueira, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI. Um idoso e uma bebê de 8 meses morreram, e duas pessoas ficaram feridas.

Segundo coordenador do DHPP, Francisco Costa, o Barêtta, o advogado foi autuado por homicídio doloso na Central de Flagrantes.

“Ele me ligou informando que estava designando o DHPP, ainda vou apreciar a matéria, o auto de prisão em flagrante para saber quem fará a investigação. O fato é que o delegado da Central autuou por homicídio doloso e tem um clamor muito grande da população”, afirmou Barêtta.

Confusão na Central de Flagrantes

Vídeo registra confusão na Central de Flagrantes entre delegado Danilo Barroso e advogados

Clique no link abaixo e veja Vídeo

https://g1.globo.com/pi/piaui/video/video-registra-confusao-na-central-de-flagrantes-entre-delegado-danilo-barroso-e-advogados-10096543.ghtml

Marcus Vinícius Nogueira foi preso em flagrante e levado para a Central de Flagrantes, onde aconteceu uma confusão que está sob investigação pela Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí.

Vídeos (veja acima) mostram o delegado Danilo Barroso, que estava de plantão, e alguns servidores batendo boca com os supostos advogados. Não se sabe o motivo da discussão.

Defesa nega embriaguez

A defesa do advogado, que é presidente da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB/Piauí, divulgou nota em que diz que ele está abalado e que não apresentava sinais de embriaguez no momento da colisão.

O comunicado diz que o advogado está abalado e prestou socorro após o acidente. Diz ainda que ele passou por exame toxicológico “prévio” e que não apresentava sinais de embriaguez. A Polícia Civil ainda não divulgou informações sobre as investigações do caso.

“Sabe-se que o impacto do acidente e a abertura dos airbags em colisões também causam consequências como desorientação nas vítimas”, destacou a nota.

Nota na íntegra da defesa do advogado

A defesa do advogado Marcus Nogueira informa que o advogado encontra-se profundamente abalado e lamenta o acidente que vitimou uma pessoa e deixou outras duas feridas na noite de quinta-feira, 02. Marcus Nogueira ficou no local após o acidente e aguardou o socorro às vítimas.

Exame toxicológico prévio mostra que o advogado não apresentava sinais de embriaguez e estava consciente. Sabe-se que o impacto do acidente e a abertura dos airbags em colisões também causam consequências como desorientação nas vítimas.

Marcus reforça ainda suas orações para as vítimas e apoiará a família no que for necessário.

Att,

Assessoria jurídica do advogado Marcus Nogueira.

Nota na íntegra da OAB-PI

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí, diante do lamentável acidente de trânsito envolvendo o Advogado Marcus Nogueira, vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do senhor Raimundo Nonato da Silva Oliveira, ao tempo em que se solidariza e disponibiliza a assistência necessária à família.

Na oportunidade, informa que está acompanhando o caso com especial atenção, evidenciando a imprescindibilidade da defesa da vida e da proteção à pessoa em todas as acepções.

A OAB Piauí destaca ainda que irá colaborar com as autoridades policiais e judiciais para elucidação do caso com premência e acuidade e ratifica seu compromisso de zelar pela ampla defesa e para que seja assegurado o devido processo legal na busca da responsabilização dos envolvidos.

Por fim, com vistas a resguardar os interesses da Advocacia e da sociedade como um todo, informa que será nomeada presidência interina para continuidade dos trabalhos da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados.

CELSO BARROS COELHO NETO

Presidente da OAB Piauí

MICHELE SILVA AMORIM

Presidente Interina da Comissão de Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí

Fonte: Por Catarina Costa, g1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *