Motoristas e cobradores decidem pelo fim da greve e ônibus voltam a circular em Teresina

Motoristas e cobradores de ônibus decidem pelo fim da greve após receberem ticket-alimentação — Foto: Alexandre Ferreira/ Arquivo pessoal

Os ônibus devem voltar a circular a partir das 13h desta quarta-feira (27). A paralisação começou na segunda-feira (25), e durou três dias. O movimento foi mobilizado pelos trabalhadores de forma independente, sem a participação do sindicato da categoria.

A paralisação do setor de transporte urbano de Teresina foi encerrada nesta quarta-feira (27) após uma reunião entre os representantes do movimento e a direção da Superintendência de Transporte e Trânsito de Teresina (Strans). Os trabalhadores estavam paralisados desde a segunda-feira (25). Os ônibus devem voltar a circular a partir das 13h desta quarta-feira (27).

Os trabalhadores decidiram voltar ao trabalho após firmarem compromisso de pagamento do ticket-alimentação. O benefício foi pago pela Prefeitura de Teresina, que chegou a recuar da decisão ainda nessa terça-feira (26).

O valor total do pagamento foi de R$ 600 mil. Segundo a Strans, o valor foi transferido para o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut), que deve fazer os pagamentos ainda na tarde desta quarta.

Ônibus em Teresina — Foto: Divulgação/Strans

Segundo o motorista Antônio Cardoso, a solução resolve parte das reivindicações dos trabalhadores. Outras questões relativas ao salário e ao plano de saúde da categoria devem continuar sendo discutidas na justiça, entre o Sindicato da categoria, o Sintetro, e o sindicato das empresas de ônibus, o Setut.

“A gente já tinha uma proposta e ela foi aceita, fomos atendidos naquilo que foi pedido. Há outras questões na esfera judicial, e a gente entende que, o que estava ao alcance da Strans, foi resolvido”, disse o motorista.

A paralisação começou na segunda-feira (25), e durou três dias. O movimento foi mobilizado pelos trabalhadores de forma independente, sem a participação do sindicato da categoria. Esta foi a segunda paralisação do setor em 2021.

Fonte: Por G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *