Missa e Bênção do Santíssimo Marcam a Solenidade de Corpus Christi em Simplício Mendes.

Foto: João Batista/JB

Devido á pandemia, pelo segundo ano consecutivo, fiéis lamentam a não realização da tradicional procissão de Corpus Christi.

Foto: João Batista/JB

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da igreja católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Vídeo

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão á quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Foto: João Batista/JB

Se tornou uma tradição da fé católica local os estudantes da rede Municipal, Estadual e Particular de ensino ornamentarem todo o percurso por onde a procissão passava usando pó de serragem, cal, palha de carnaúba, flores, e muita criatividade nos desenhos que representam os símbolos da fé cristã. 

Na tarde desta quinta-feira (03) fiéis católicos participaram da missa de Corpus Christi na igreja matriz do Sagrado Coração de Jesus na cidade de Simplício Mendes.

A celebração eucarística presidida pelo Padre Kleyton Vieira e concelebrada pelo Padre Lael, teve transmissão pelas redes sociais, e presença limitada de fiéis no templo religioso seguindo todos os protocolos sanitários por conta da pandemia.  

Vídeo

Logo após a missa, os padres e ministros da Santa Eucaristia conduziram a custódia com a hóstia consagrada pela igreja abençoando os fiéis, finalizando com um breve momento de adoração.

Vídeo

“ A festa de Corpus Christi, no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ela foi colocada na igreja para nos mostrar, e nos chamar atenção que realmente, Jesus se faz presente no pão e no vinho consagrado. Jesus mesmo depois da missa ele continua presente no sacrário. Esse corpo e sangue que é levado aos enfermos e doentes, é Cristo que está ali. Essa festa é pra dizer que Jesus está presente no meio de nós. Como eu disse na reflexão a festa de hoje nos chama a atenção para algumas realidades:  A primeira é que Cristo está presente na hóstia consagrada, nas espécies do pão e do vinho consagrados, quando ele diz isto é meu corpo, isto é meu sangue. Então, cada missa que nós vamos é se encontrar com Jesus.  Uma outra coisa que nos chama a atenção, é o sacrifício amor de Jesus, quando Jesus diz, isto é o meu corpo que será entregue, isto é meu sangue que será derramado. Então nos mostra toda a vida de Jesus, de entrega, de sacrifício, a sua morte na cruz, tudo isso ele faz por amor. Esse dia também é importante, porque nos relembra a aliança de Deus conosco, quando Jesus diz, isto é o meu sangue da nova e eterna aliança para mostrar com o sangue derramado na cruz ele sela a aliança definitiva com a humanidade. Também nos chama a atenção pra comunhão. Receber esse corpo de Cristo é entrar em comunhão com ele. Jesus esse pão que dá a vida, ou seja o pão, ele morre para dar a vida. Jesus ele é esse pão que nos alimenta espiritualmente, que nos fortalece. Então esse é o significado dessa festa de hoje, mas principalmente que Jesus está presente em nosso meio no pão e o vinho consagrados” disse o Padre Kleyton Vieira.

Vídeo

Veja fotos-João Batista/JB

Proclamação das Preces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *