Fotos: Polícia Militar
Na madrugada do dia 5 de junho de 2024, o GPM de Acauã foi acionado por um morador local que, ao acordar para trabalhar por volta das 5h, percebeu que sua motocicleta, deixada na calçada de sua residência, havia sido furtada. Imediatamente, ele comunicou o ocorrido aos policiais militares, que iniciaram as diligências para localizar o veículo.
A equipe do GPM utilizou os sistemas de monitoramento da cidade para rastrear a motocicleta, quando receberam uma informação do COPOM de Paulistana sobre uma moto abandonada às margens da BR 407, dentro de um matagal. Ao verificar o local indicado, com a presença do proprietário, confirmou-se que a motocicleta encontrada era a que havia sido furtada em Paulistana.
Percebeu-se que a motocicleta recuperada havia ficado sem combustível, o que levou os criminosos a entrarem na cidade de Acauã para furtar uma segunda moto, desta vez uma vermelha. Em resposta, o GPM iniciou uma intensa troca de informações com o serviço de inteligência da Força Tática e militares de folga para identificar os responsáveis pelo crime.
Ao analisar o sistema de monitoramento de Acauã, os policiais conseguiram refazer o trajeto dos suspeitos e concluir que eles haviam retornado a Paulistana. Após várias horas de diligências ininterruptas e trocas de informações, a segunda motocicleta foi encontrada abandonada no bairro Alto Vistoso, em Paulistana, por volta das 8h30 da manhã do dia 6 de junho.
Graças ao trabalho incansável dos policiais, duas motocicletas furtadas foram recuperadas, sendo elas uma Honda/CG150 Cargo, 2013/2014, branca, e uma Honda/CG 125, vermelha, 1998/1999. A ação contou com a participação do efetivo do GPM de Acauã, 1° CIA 20° BPM, e o apoio da Força Tática/1° CIA, com a atuação dos seguintes policiais:
Cabo Humberto
Cabo Edmilson
3° Sargento Gilvan Belo
Cabo Novais
Cabo Wilson Júnior
Soldado Gláucia
3° Sargento J Roberto
O sucesso da operação reforça o compromisso e a eficiência das forças de segurança na proteção da comunidade.