Governo do Piauí antecipa 13° salário dos servidores estaduais para sexta-feira (14)

Trata-se do pagamento da segunda parcela do 13° salário. A primeira parcela continua sendo paga na data do aniversário do servidor.

Por G1 PI — Teresina

O Governo do Piauí anunciou nesta quinta-feira (13) que a segunda parcela do 13° salário dos servidores estaduais foi novamente antecipada. Inicialmente, o benefício estaria previsto para o dia 21 de dezembro, depois para o dia 21 agosto e, a partir de agora, será pago já na sexta-feira (14).

“Eu já tinha anunciado o 13°, que no Piauí é pago no dia 21 de dezembro, seria pago no dia 21 de agosto e hoje, eu estou dizendo que autorizei o crédito na rede bancária e nesta sexta-feira o 13° na sua conta. É a antecipação da antecipação, para ativos e aposentados”, declarou o governador Wellington Dias (PT-PI).

Com a antecipação do salário, conforme o governo, será injetado na economia piauiense mais de R$ 200 milhões. A tabela de pagamento ainda não foi divulgada.

O objetivo, segundo o secretário de fazenda Rafael Fonteles, é movimentar a economia local e permitir que os servidores possam quitar dívidas e organizar as finanças, além de estimular o comércio e o setor de serviços, abalados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19.

“Isso representa uma injeção de recursos para esse início de retomada das atividades do comércio e do setor de serviços. E essa medida também beneficia os próprios servidores, uma vez que podem antecipar compras e quitar eventuais dívidas”, pontuou.

Vale lembrar que a primeira parcela do 13° salário continua sendo paga na data do aniversário do servidor.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *