Gata Tem Olhos Queimados Com Soda Cáustica, Fica Cega e Polícia Investiga o Caso no Piauí

Gata tem olhos queimados com soda cáustica, fica cega e polícia investiga o caso no Piauí — Foto: Arquivo pessoal

Tutora relatou que gata tinha desaparecido e foi encontrada com os olhos colados e queimados. A dona do animal registrou um boletim de ocorrência e o caso é acompanhado pelos Amigos Protetores dos Animais de Picos (Apapi).

Por Eric Souza, g1 PI

29/10/2024 13h28  Atualizado há 5 horas

Uma gata teve os olhos queimados com soda cáustica e colados com cola de madeira em Vera Mendes, no interior do Piauí. Ela havia desaparecido por três dias e foi encontrada pela tutora no último sábado (26). O animal ficou cego devido à agressão.

Com a gravidade dos ferimentos, ela precisará ter os olhos retirados em um processo chamado enucleação. A dona do animal registrou um boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí (PCPI).

A organização não governamental (ONG) Amigos dos Protetores dos Animais de Picos (Apapi) emitiu uma nota de repúdio (leia ao fim da reportagem).

Segundo a tutora Maria das Dores, ela saiu na manhã de sábado para procurar a gata e a encontrou caída em uma rua próxima de sua casa com os olhos totalmente colados. Ainda não se sabe quem cometeu o crime de maus-tratos.

“Eu a encontrei em um estado lamentável, com os olhos vedados com uma substância química, uma cola. Procuramos imediatamente socorro com um veterinário em Picos, que a medicou e aconselhou que trouxéssemos para casa. Na segunda retornamos e ela está hospitalizada”, relatou Maria das Dores.

O caso é acompanhado pelos Amigos Protetores dos Animais de Picos (Apapi), organização não governamental (ONG) que reúne voluntários em defesa dos direitos dos animais. Uma das integrantes do grupo, Jobertine Guimarães, apontou a falta de punição adequada como o principal motivo para os crimes de maus-tratos.

Ela lembrou o crime cometido contra a cadela Esperança, que teve os dentes arrancados e quebrados pelo próprio tutor, em 2021. Preso pela polícia, o dono do animal confessou que pretendeu castigá-la por atacar uma galinha. Depois de passar por tratamento, a cadela foi levada para uma nova família.

“Apesar de termos a Lei Sansão, que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal, ainda assim a impunidade reina. Tivemos vários casos, em Picos, onde o autor do crime foi preso e colocado em liberdade logo em seguida”, afirmou Jobertine, que propôs a criação de uma delegacia de proteção aos animais na cidade.

Confira a nota de repúdio da Apapi:

Jamais iremos nos acostumar com o potencial da maldade humana contra animais indefesos!

Imagine pegar uma gatinha meiga, dócil, e queimar com soda cáustica os olhinhos dela por pura perversidade e ainda colaram os olhos dela com cola de madeira, que cola tudo, deixando a situação dos olhos dela ainda mais grave.

Pois esse ato abominável aconteceu na cidade de Vera Mendes e chocou as pessoas de bom coração!

Chocou também o tutor da gatinha, que a levou ao veterinário e descobriu que ela vai ter que fazer a retirada dos olhos.

Por causa da maldade de uma pessoa horrível, essa anjinha de patinhas terá que passar o resto de sua vida no escuro!

O Boletim de Ocorrência foi lavrado, a perícia realizada e a investigação segue para que a polícia consiga localizar o responsável por essa crueldade!

A APAPI segue acompanhando o caso e torcendo para que esse monstro seja encontrado e punido exemplarmente!

Fonte: g1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *