(Foto:Divulgação/Arquivo Pessoal)

A jovem estudante Olhimaria Maria Cândida Valério da Silva 15 anos, natural da cidade de Simplício Mendes, foi aprovada no teste seletivo da Polícia Militar do Piauí, garantindo uma vaga para cursar a 1ª série do ensino médio em Tempo Integral no Colégio CETI, Governador Dirceu Arcoverde em Teresina capital do Estado.

O teste seletivo foi realizado no dia 29 de janeiro do corrente ano, onde os candidatos tiveram seus conhecimentos avaliados em 30 questões, sendo 20 de Português e 10 de Matemática. Para não ser eliminado,cada candidato tinha que atingir 30% das questões em cada disciplina.

Foram ofertadas um total de 100 (cem) vagas para a 1ª Série do Ensino Médio em Tempo Integral distribuídos da seguinte forma:
- 76 vagas: para a comunidade em geral (não dependentes).
- 04 vagas: para pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação(não dependentes).
- 19 vagas: para os filhos ou dependentes legais de Policiais Militares da ativa, da reserva remunerada e reformados da PMPI. (dependentes).
- 01 vaga: para os filhos ou dependentes legais de Policiais Militares da ativa, da reserva remunerada e reformados da PMPI com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.


Filha da Agente Comunitária de Saúde Marizete da Silva Ribeiro, Olhimaria Maria iniciou e concluiu o ensino fundamental no Colégio Municipal Álvaro Mendes em Simplício Mendes.


Em Simplício Mendes Olhimaria participou do Pelotão Mirim, Sargento Eloy Pereira, da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, que era coordenado pela Soldado Cristina e Soldado Thayanne.

“Estou muito feliz e emocionada,porque sei o quanto minha filha se dedicou para alcançar êxito nesse teste seletivo. Quero agradecer a Soldado Thayanne e Soldado Cristina, que sempre estiveram incentivando, orientando e apoiando a minha filha. Eu sou grata a vocês, disse a mãe, Marizete da Silva Ribeiro, bastante emocionada”.


“Pra mim que fui a professora de português da Olhimaria, é muito gratificante saber que um de seus alunos está alcançando conquistas importantes através dos estudos ou seja com méritos próprios. A Olhimaria era uma boa aluna. Dedicada, esforçada, participativa e sempre tirava boas notas.Creio que a participação dela no Pelotão Mirim da Polícia Militar tenha sido um fator muito positivo. Continue perseverante que você vai longe , parabéns. falou a professora Lúcia de Fátima Sousa Costa Pinheiro”.


“Foi uma imensa felicidade ser aprovada em um teste tão disputado. Sempre foi meu sonho seguir na carreira militar e fico muito feliz em conseguir alcançar um dos primeiros degraus para chegar no meu objetivo, é muito gratificante ver que meu esforço e minha dedicação estão valendo a pena, e quero agradecer primeiramente a Deus, depois a minha mãe, a diretora da escola que estudei o ensino fundamental menor e maior Teresinha Lima Damata, meus professores em especial professora Gislene, professora Lúcia, professor Françueldo, e a professora Roseli Primo, muito obrigada pelos puxões de orelha, sei que não fui uma aluna fácil mais vocês nunca desistiram de mim, sempre me incentivaram, e por isso cheguei onde estou hoje, agradeço de coração. Quero agradecer ao projeto que mudou minha vida o Pelotão Mirim Sargento Eloy Pereira, lá eu conheci minhas mães de coração soldada Thayane e soldada Cristina que me incentivaram muito, mesmo o projeto não estando mais em funcionamento nunca deixaram de me incentivar, sempre foi o sonho de muitos alunos assim como o meu, fazer o teste para o colégio CPM e eu tive a honra de ser aprovada, espero que muitas pessoas tentem pois sei que com esforço e dedicação todos vão conseguir, obrigada! Concluiu Olhimaria Maria”.