Em Guaribas, Marcelo Castro Lembra Projeto de Lei Que Criou Município Marco do Fome Zero: “De Menor IDH a Cidade Próspera”

Senador apresentou proposta, quando era deputado estadual, responsável por emancipar Guaribas em 1994. Parlamentar destinou recursos para infraestrutura, abastecimento de água e saúde.

O senador Marcelo Castro esteve, na nesta quinta-feira (9), em Guaribas, cidade do sul do Piauí que ajudou a criar em 1994. À época, ele era deputado estadual e apresentou um projeto de lei para emancipar o então povoado e elevá-lo à categoria de município.

Ao longo dos anos, o parlamentar destinou recursos para áreas como infraestrutura, abastecimento de água e saúde em Guaribas. A cidade foi escolhida como marco inicial do programa Fome Zero, lançado em 2003 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ex-governador Wellington Dias.

“Tenho muito orgulho de ter sido o autor da criação do município. Quando andei aqui, vi que era o lugar mais distante, mais abandonado, mais sem saída e perspectiva de desenvolvimento. Quando Lula lançou o Fome Zero, tinha o menor IDH de todo o Brasil. Hoje, estamos vendo essa cidade próspera”, afirmou o senador.

Em 2023, o senador destinou R$ 2,1 milhões para a ampliação do sistema de abastecimento de água, com adutora, reservatório e rede de distribuição e redistribuição para levar água encanada a 1.500 moradores dos povoados Brejão/Barreiro, Zé Bento e Sítio, na zona rural de Guaribas. O parlamentar também enviou R$ 4,5 milhões, entre 2020 e 2026, para a saúde pública municipal.

Durante reunião no SESC Guaribas com o prefeito Joercio Andrade, o Paizim, o governador Rafael Fonteles, o deputado estadual Firmino Paulo e líderes comunitários, Marcelo Castro ressaltou a colaboração com o desenvolvimento da cidade por mais de três décadas.

“Praticamente tudo o que tem aqui em Guaribas eu acompanhei, participei e discuti. Fizemos tudo o que seria necessário e as lideranças pediram. Estamos concluindo agora

a BR-235 porque, mesmo com a criação de Guaribas, aqui era uma das poucas cidades do Piauí cujo acesso não tinha asfalto”, mencionou.

Ao lado das autoridades e lideranças, Marcelo também visitou as obras de construção do primeiro estádio de futebol da cidade, o Mangueirão, classificado pelo prefeito Paizim como um sonho antigo dos moradores e atletas locais. O prefeito citou ainda outras obras em andamento no município.

“Com as políticas públicas, Guaribas começou a evoluir e está crescendo. Nós não tínhamos água para beber, então a prioridade era colocar água encanada em cada casa. Nosso senador foi um dos que mais contribuiu para isso. Estamos finalizando outras obras, como a quadra e a creche”, destacou Paizim.

Agenda do senador

Antes da visita a Guaribas, Marcelo Castro visitou, no início da tarde, as obras da primeira etapa da urbanização da Orla de Caracol e se reuniu com o prefeito da cidade vizinha Raniletti Macedo.

Durante a manhã, acompanhou a restauração da PI-144, em Jurema, que liga o município a cidades vizinhas da região da Serra da Capivara, e a reforma do estádio de futebol Miltão, em Anísio de Abreu.

A agenda desta quinta encerrou após reunião com a prefeita de São Braz do Piauí, Deborah Cardoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *