Diocese Proíbe Uso de IA Para Divulgações de Missas e Eventos Religiosos no Piauí

Diocese de Floriano proíbe uso de IA — Foto: TV CLUBE

Documento da Diocese de Floriano orienta paróquias e pastorais a não utilizar tecnologia para criar imagens ou modificar características de pessoas em conteúdos de divulgação.

Por Caroline Vitorino, g1 PI, TV Clube

18/08/2026 20h46  Atualizado há 3 horas

Clique no Link Abaixo e Veja Vídeo

https://g1.globo.com/pi/piaui/videos-pitv-1-edicao/video/diocese-de-floriano-condena-uso-de-ia-para-divulgar-missas-e-eventos-paroquiais-14878749.ghtml

Diocese de Floriano condena uso de IA para divulgar missas e eventos paroquiais

A Diocese de Floriano proibiu o uso de inteligência artificial (IA) para a criação de flyers e imagens usados na divulgação de missas, eventos paroquiais e outras iniciativas ligadas à Igreja. A orientação também proíbe alterações feitas com IA que distorçam rostos de bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos.

A determinação foi divulgada em um documento publicado pela Diocese no dia 14 de agosto. A orientação é destinada às paróquias, grupos pastorais e movimentos ligados à instituição.

Em entrevista à TV Clube, o bispo de Floriano, Dom Júlio César Souza de Jesus, explicou que a Diocese não pretende proibir completamente o uso da inteligência artificial, mas restringir a utilização da tecnologia para alterar características pessoais, como o rosto e a voz.

“Não estamos proibindo o uso de IA, e sim seu uso para distorcer rostos e vozes. (…) A pessoa precisa ser respeitada em todos os aspectos da sua vida”, destacou.

Segundo o bispo, a voz e o rosto são características pessoais que devem ser preservadas. Ele afirmou ainda que a Igreja tem o compromisso de defender a verdade e respeitar o direito de cada pessoa sobre a própria imagem.

“A voz e o rosto são algo pessoal, uma característica humana, algo que não se deveria alterar. E a Igreja é chamada a expressar a verdade, defender a verdade. (…) O que pedimos é para não alterar a imagem de ninguém e, ao mesmo tempo, respeitar o direito que a pessoa tem à sua imagem”.

O que diz o documento

No comunicado, a Diocese afirma que fica expressamente proibido o uso de inteligência artificial na geração de flyers e imagens destinados à divulgação de missas, eventos paroquiais e outras iniciativas de grupos pastorais e movimentos ligados à instituição.

A determinação também inclui imagens que provoquem distorções nos rostos de bispos, padres, religiosos, religiosas e leigos, comprometendo, segundo a Diocese, a veracidade dos fatos.

Como alternativa, a Diocese recomenda a utilização de outros recursos para a produção dos materiais, como aplicativos que permitam a criação manual de posts e fotografias. As imagens utilizadas também devem ter a devida autorização.

Diocese de Floriano proíbe uso de IA — Foto: TV CLUBE

Fonte: g1 PI, TV Clube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *