O caso foi encaminhado à Polícia Civil e à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
Letícia Lima Réporter Lays Viana Repórter
02/02/2026 . 15:26 Atualizado há 59 minutos
Um cavalo foi encontrado morto, amarrado e com sinais de mutilação na localidade Acre, no município de Cristalândia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram cortes profundos no pescoço do animal. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, o crime aconteceu na noite de sábado (31).
Segundo a denúncia recebida pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), o animal buscava alimento em uma fazenda quando foi morto. O caso foi encaminhado à Polícia Civil e à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
A Polícia Civil de Corrente, responsável pela região, informou que o suspeito do crime é o caseiro da fazenda. A motivação do ataque ainda não foi esclarecida. O dono do cavalo foi à delegacia prestar depoimento.
De acordo com o delegado Janilson Coutinho, as investigações iniciais apontam que o animal foi amarrado em uma árvore e atingido com golpes de facão, até ser praticamente degolado. O autor do crime pode receber uma pena de até dois anos de prisão.
“Já há procedimento investigativo com autoria definida. A equipe de policiais já foi ao local e as investigações seguem”, afirmou o delegado Yuri Saulo.
Maus-tratos
A lei sobre maus-tratos contra animais, de 1998, tipifica como crime praticar atos de abuso, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. A pena prevista envolve multa e detenção de três meses a um ano, com aumento de um sexto a um terço em caso de morte do animal.
Desde 2020, a legislação prevê uma punição mais rigorosa, com reclusão de dois a cinco anos, especificamente para casos que envolvem cães e gatos.
Fonte: Clube News
