Caixão com corpo de vítima da Covid-19 é abandonado em cemitério na cidade de Altos

Caixão é abandonado em cemitério na zona rural de Altos, Norte do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal/Campo Maior em Foco

O caso revoltou os moradores, que denunciaram o descumprimento aos protocolos sanitários para o enterro.

Um caixão com o corpo de um homem vítima da Covid-19 foi abandonado em cemitério no Povoado Prata, zona rural de Altos, Norte do Piauí. O caso revoltou os moradores, que denunciaram o descumprimento aos protocolos sanitários para o enterro.

Fotos do caixão fora da vala viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (12). Populares contaram que o plástico utilizado para envolver o caixão foi retirado pelos coveiros sem proteção.

“Cadê o coveiro e toda a estrutura que a prefeita disse que tinha?”, diz um post de um morador.

“Um caixão jogado no cemitério sem enterrar”, disse outro morador.

Plástico utilizado para envolver o caixão de vítima da Covid-19 foi retirado — Foto: Arquivo Pessoal/Campo Maior em Foco

Em nota, a Prefeitura de Altos informou que o corpo trata-se de um paciente que veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

A prefeitura esclareceu que foi informada da morte quando já havia sido feito o traslado e o enterro do paciente, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito. De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação.

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, esclarece que foi informada do referido óbito quando já havia sido feito pela família o traslado e o enterro do paciente sem comunicação ao Município, ou seja, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito.

O paciente veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Ao tomar conhecimento do óbito por meio do Sistema de Notificações do Governo do Estado, ao meio-dia do dia 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação, que não seguiu os protocolos estabelecidos tanto pelo Estado como pelo Município.

Por Carla Nascimento e Catarina Costa, TV Clube/G1 PI — Teresina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *