Reprodução
Presidente, no entanto, voltou a condicionar acatar o resultado da eleição: “Desde que sejam limpas e transparentes”
Em sabatina no Jornal Nacional, da TV Globo, nesta segunda-feira (22/8), o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu compromisso público de que serão respeitados os resultados das urnas, mas voltou a condicionar esse “respeito”: “Desde que [as eleições] sejam limpas e transparentes”.
“Teremos eleições”, disse o candidato à reeleição ao ser questionado no início da entrevista. O âncora William Bonner insistiu para que o presidente garantisse que ele vai respeitar o resultado das urnas. “Serão respeitados os resultados das urnas desde que as eleições sejam limpas e transparentes”. Em seguida, Bolsonaro pediu a próxima pergunta.
O tema dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral abriu a sabatina. Logo no início, Bolsonaro foi perguntado acerca dos embates com o Judiciário e sobre ter xingado ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como Alexandre de Moraes. Ele chegou a negar, mas foi lembrado por Bonner que chamou o magistrado de “canalha”.
O presidente disse então que foi perseguido por Alexandre de Moraes, e que foi preciso ele “provocar algo” para que o país tenha “eleições livres”.
Sabatinas no Jornal Nacional
Bolsonaro abre a série de entrevistas do noticioso da TV Globo com os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. Ele é entrevistado pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcelos no estúdio montado exclusivamente para as entrevistas dos presidenciáveis.
A sabatina ocorreu no primeiro bloco do telejornal e sem interrupções para intervalo comercial.

Reprodução/TV Globo
As sabatinas têm 40 minutos de duração e são feitas ao vivo diretamente dos “Estúdios Globo”, anteriormente chamado de Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
As datas e a ordem das entrevistas foram definidas por sorteio em 1º de agosto com representantes dos partidos dos presidenciáveis. Veja:
1-Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL)
2-Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT)
3-Quarta-feira (24/8): sem entrevista
4-Quinta-feira (25/8): Lula (PT)
5-Sexta-feira (26/8): Simone Tebet (MDB)
Convite aceito
No dia 5 de de agosto, o presidente Bolsonaro concordou oficialmente em ir aos estúdios da Rede Globo, no Rio de Janeiro, para conceder entrevista ao Jornal Nacional.
Inicialmente, Bolsonaro queria negociar a realização da entrevista no Palácio da Alvorada, como foi feito com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff em eleições anteriores.
O Partido Liberal, sigla à qual o presidente é filiado, havia solicitado que a entrevista ocorresse na Residência Oficial da Presidência, sob a alegação de que os ex-presidentes petistas tiveram o mesmo direito quando tentaram reeleição em 2006 e 2010, respectivamente. No entanto, após negativa da Globo, ele recuou e aceitou o convite.
Fonte: Flávia Said Raphael Veleda/Metrópoles
