Tarifa de energia sofre reajuste no Piauí — Foto: Divulgação/Equatorial Piauí
As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 2 de dezembro. O índice é um resultado da revisão tarifária extraordinária (RTE), em substituição ao reajuste tarifário anual.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (24) um reajuste médio de 3,48% nas tarifas da Equatorial Piauí. As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 2 de dezembro.
O índice é um resultado da revisão tarifária extraordinária (RTE), em substituição ao reajuste tarifário anual. As revisões são feitas a cada cinco anos.
- Consumidores residenciais – B1: 2,09%
- Baixa tensão em média: 2,58%
- Alta tensão em média (indústrias): 7,70%
- Efeito médio para o consumidor: 3,48%
De acordo com a Aneel, os índices foram impactados, especialmente, pelos custos com distribuição, transmissão e aquisição de energia.
“Cabe destacar ainda que o empréstimo da Conta-Covid proporcionou amortecimento de -8,07% dos índices de reajuste. O uso da Conta-covid foi de 70%, visando maior estabilidade tarifária. Os valores também consideram os efeitos da Medida Provisória, que contribuiu para redução do índice em -3,62%”, explicou a Agência.
O pedido de Revisão Tarifária Extraordinária da distribuidora foi discutido em consulta pública em setembro e outubro e contou ainda com uma audiência pública virtual.
Fonte: Por G1 PI