Fotos: Divulgação
As alunas Evllyn Rabello Guimarães de Sousa e Ingrid Lopes da Silva, da Escola Municipal Álvaro Mendes, do Município de Simplício Mendes, juntamente com a professora Joceane Layane Rodrigues de Moura, participaram da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu entre os dias 05 e 10 de novembro, em Brasília-DF.
No evento, as alunas e a professora receberam medalhas de honra ao mérito, em reconhecimento aos seus desempenhos no programa Caça Asteroides MCTI.
O programa, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), tem como objetivo catalogar asteroides e objetos próximos à Terra (NEOs), utilizando imagens do telescópio Pan-STARRS da Universidade do Havaí. As imagens são enviadas mensalmente a cientistas-cidadãos ao redor do mundo.
O secretário de Educação, Gilcivan da Luz Barros, parabenizou as participantes: “A Secretaria Municipal de Educação não mediu esforços para enviar nossas alunas e a professora Joceane. Esse feito é uma grande conquista para a rede municipal, para a Escola Álvaro Mendes e para o nosso município.”
É a primeira vez que uma escola do município participa do programa, durante a participação a equipe conseguiu encontrar 04 novos asteroides durante as campanhas que ocorreram entre os meses de Abril a Setembro de 2024.
“Foi muito bom poder divulgar e proporcionar essa experiência para meus alunos, incentivá-los cada vez mais a conhecer e se apaixonar pela ciência, a felicidade e empenho das minhas alunas em participar do programa e a alegria delas em ter um asteroide preliminar descoberto é muito gratificante, me motiva a continuar participando e divulgando para mais pessoas esse programa maravilhoso que é o Caça Asteroides MCTI”, disse a Professora Joceane Moura.
Todos os custos da viagem a Brasília foram integralmente custeados pela Prefeitura Municipal de Simplício Mendes, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.