Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS — Foto: Divulgação/CBMEPI
Dez bombeiros militares foram enviados, na última sexta-feira (10), para ajudar nas ações humanitárias, resgates e salvamentos em São Leopoldo. Além dos resgates, equipes do CBMEPI realizam rondas e entregam água, alimentos e materiais de higiene.
Clique no Link Abaixo e Veja Vídeo
Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS
Dez bombeiros militares do Piauí foram enviados para ajudar nas ações humanitárias, resgates e salvamentos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em meio à tragédia ambiental no estado. As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao Sul do país na última sexta-feira (10).
Vídeos divulgados pelo CBMEPI (assista acima) registram a atuação dos bombeiros na retirada de pessoas e animais ilhados em áreas de inundação. Até segunda-feira (13), cerca de 54 famílias foram ajudadas e 30 animais foram resgatados pelos profissionais do Piauí.
Nas gravações, os bombeiros usam canoas para resgatar famílias e cachorros ilhados em destroços de casas e veículos.

Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS — Foto: Divulgação/CBMEPI
Outras ações incluem salvamento de pessoas presas nos andares de cima de suas residências, enquanto a água avança rapidamente. Os profissionais utilizam cordas para escalar os prédios e retirar os moradores em segurança.
Além dos resgates, as equipes do CBMEPI têm se revezado em turnos para realizar rondas ostensivas e entrega de água, alimentos, materiais de higiene e ração para os moradores de São Leopoldo atingidos pelas enchentes.
“O momento pede atenção, pois o nível das águas aumentou devido às últimas chuvas e existe a previsão de uma frente fria. Continuaremos fazendo o possível para auxiliar a população da região”, apontou o comandante da operação, capitão Arlindo Júnior.

Bombeiros do Piauí resgatam famílias e animais em meio à tragédia no RS — Foto: Divulgação/CBMEPI
Situação das chuvas no RS
Segundo o último boletim da Defesa Civil do RS, divulgado na terça-feira (14), o estado registrava 149 mortes em razão dos temporais e cheias. São 112 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Além disso, o RS soma 617 mil pessoas fora de casa – número maior do que a população de oito capitais brasileiras.
A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, que aumentou a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.
O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, chegou a 5,22 metros às 6h15 desta quarta-feira (15). Às 8h15, o nível era de 5,19 metros. A água recuou em algumas ruas da capital gaúcha.

Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas, no RS — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Fonte: Por Eric Souza, g1 PI
15/05/2024 12h18 Atualizado há 19 horas