Técnica em enfermagem do HGV será a primeira pessoa a receber vacina contra Covid-19 no Piauí

(Foto: Marcelo Gomes/Portal AZ)

A técnica em enfermagem Rosalina Costa Brandão, 52 anos, será a primeira profissional de saúde a receber a vacina no Piauí. A informação foi confirmada ao Portal AZ na manhã desta segunda-feira (18) pela assessoria de imprensa do Hospital Getúlio Vargas (HGV), local onde a profissional trabalha há 13 anos.

O HGV informou que Rosalina trabalha na linha de frente da pandemia há dez meses e que nunca teve coronavírus. Ela também não possui comorbidades. A abertura oficial da campanha de vacinação no Piauí será feita pelo governador Wellington Dias; o prefeito de Teresina, Dr Pessoa Leal; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque; o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, nesta segunda-feira (18), às 17 horas, no auditório do HGV.

Em vídeo, Wellington comemorou a aquisição inicial de 61.160 doses da da CoronaVac, vacina do laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Os imunizantes chegarão ao Piauí por volta das 15 horas e a imunização está prevista para iniciar às 17 horas.

(Foto: Divulgação)

“Estamos no depósito em que são feitas a distribuição de vacina, no Ministério da Saúde. Aqui as vacinas para o Piauí, com a liberação, é esperada a chegada ao estado para que a gente comece imediatamente as condições de vacinação para nosso povo. E ainda hoje as vacinas se deslocando para os estados para começar a vacinação em todo o Brasil”, frisou.

O secretário da Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros completou afirmando o momento é histórico para o país. “Para nós que fazemos a SVS é um momento histórico para o país. Estamos vivendo o sonho do Brasil imunizado. Avante pelo SUS, pela saúde dos brasileiros”, declarou.

Chegada dos lotes na capital

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, também esteve no centro de distribuição e disse que a previsão da chegada das doses em Teresina é até o fim da tarde desta segunda. “Acompanhamos todo o processo, do centro de distribuição à base aérea de Guarulhos, inspecionando o envio. A previsão de recebermos é até o fim da tarde de hoje e vamos seguir nossa logística de distribuição para as regionais e, consequentemente, para os municípios”, destacou o gestor.

(Foto: Divulgação)

As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo. Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas pelo governo federal aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas ao estado de São Paulo.

Critérios e quantidade de vacinas por cidade

A distribuição das doses irá obedecer a proporção de população pertencente aos grupos de risco de cada estado.O ministro Eduardo Pazuello informou que seria incluída também uma taxa de risco para destinar mais doses a regiões com cenário mais crítico de casos e mortes por Covid-19.

Grupos vacinados na primeira fase

O Plano Nacional de Vacinação e o cronograma estadual preveem que a vacinação vai iniciar pelos grupos prioritários e será dividida em quatro fases.

A primeira fase compreende trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em locais como casas de repouso ou instituições psiquiátricas e a população indígena. Dentro desse grupo, os municípios têm autonomia para definir qual será a ordem de vacinação durante a primeira fase.

As outras três fases

A segunda fase prevê a vacinação de pessoas de 60 a 74 anos. A população estimada para essa fase em SC é de 844.644 pessoas.

O terceiro estágio da vacinação contra a covid-19 contemplará a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares. Este grupo soma 1.365.028 pessoas, na estimativa do governo.

A quarta e última fase consiste na vacinação de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos. O grupo é estimado em 166.289 de pessoas.

Fonte: Por Marcelo Gomes e Karine Rocha/Portal AZ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *