Caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Uruçuí, no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Samuel Sousa Leal, de 19 anos, morreu após sofrer um golpe de faca quando estava em uma praça da cidade de Ribeiro Gonçalves. Polícia Civil investiga se discussão por conta de política teria motivado crime.
Um rapaz de 19 anos, identificado como Samuel Sousa Leal, foi assassinado com um golpe de faca na cidade de Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí, na madrugada deste domingo (25). Um tio da vítima é suspeito ser o autor do crime. A Polícia Civil investiga se uma discussão por conta da disputa eleitoral da cidade teria motivado crime.
Segundo a Polícia Militar, Samuel Sousa Leal foi esfaqueado em uma praça da cidade por volta da 1h40 de domingo (25), horas depois do fim de uma carreata promovida pelo candidato João Antunes (PTB). Dois candidatos disputam a prefeitura de Ribeiro Gonçalves: João Antunes e Dr. Lindenberg. Nas redes sociais, os dois lamentaram o ocorrido (leia as publicações dos candidatos abaixo).
Samuel sofreu um golpe de faca na região da virilha. De acordo com a PM, o corte atingiu a artéria femural, o que aumentou a gravidade do ferimento. O rapaz foi socorrido, mas faleceu antes de chegar a um hospital.
Ainda segundo a PM, pessoas que estavam na praça presenciaram o crime. Um homem foi identificado como suspeito e está sendo procurado pelos policiais civis e militares. Segundo o delegado Célio Benício, da Delegacia de Uruçuí, o suspeito é tio da vítima.
Polícia investiga motivação
A Polícia Civil investiga se o crime teria acontecido após uma discussão entre tio e sobrinho motivada pela disputa pela prefeitura da cidade. “Possivelmente essa foi a motivação. Estamos investigando, e vamos ter certeza apenas no final do inquérito”, disse o delegado Célio Benício.
Nas redes sociais, os dois candidatos à prefeitura de Ribeiro Gonçalves, Dr. Lindenberg (PT) e João Antunes (PTB) divulgaram notas de pesar lamentando o ocorrido.
Em nota, o candidato João Antunes afirmou que o crime não teve relação com a carreata. “Acreditamos que as disputas políticas não são feitas com violência e sim com propostas e debates”, diz a nota.
O candidato Dr. Lindenberg escreveu em nota que “Vivemos em uma sociedade democrática, na qual não é mais possível admitir que a violência seja utilizada para calar o direito de livre expressão dos nossos cidadãos e cidadãs ribeirenses”
Leia abaixo as notas dos candidatos à prefeitura de Ribeiro Gonçalves sobre o caso:
João Antunes (PTB)
NOTA DE PESAR
Nós, da coligação Experiência & Renovação, lamentamos o ocorrido na noite de ontem. Prestamos aqui nossa solidariedade à família e amigos do jovem Samuel Sousa, que teve sua vida ceifada durante discussão familiar em um bar da cidade.
O ocorrido se deu após o encerramento de todas as nossas atividades de ontem (24), por volta das 2h da madrugada e não teve ligação com nenhum evento realizado pelo nosso grupo político. Acreditamos que as disputas políticas não são feitas com violência e sim com propostas e debates.
Nossos mais sinceros sentimentos à Sra. Neide e ao Sr. Salvador, pais de Samuel. A família ribeirense está de luto!
Que Deus conforte o coração de todos e que episódios como esse não voltem a acontecer em nossa cidade. Somos todos filhos de Ribeiro Gonçalves e devemos acima de todo nos respeitar.
Um abraço,
João Antunes, Eduardo Ribeiro e toda a família 14
Dr. Lindenberg
NOTA DE PESAR
SAMUEL SOUSA – POVOADO GALIOTA
Foi com profundo pesar que soubemos do falecimento do jovem Samuel Sousa, filho da Neite e do Salvador, e neto do Sr. Arão Barbosa, agente de saúde do Povoado Galiota. Vítima da violência. Infelizmente nos deixa precocemente. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos nesse momento tão difícil.
NOTA DE REPÚDIO À VIOLÊNCIA QUE ENVOLVEU O ASSASSINATO DO JOVEM SAMUEL SOUSA
A coligação “Ribeiro Gonçalves Cada Vez Melhor” manifesta repúdio contra toda e qualquer forma de violência e intolerância, em todos os níveis. Vivemos em uma sociedade democrática, na qual não é mais possível admitir que a violência seja utilizada para calar o direito de livre expressão dos nossos cidadãos e cidadãs ribeirenses.
Não podemos nos calar diante de um fato tão grave, que levou à morte o jovem Samuel Sousa, do povoado Galiota, e que pode continuar levando a perda da vida de tantas outras pessoas. Lutaremos por uma Ribeiro Gonçalves de paz, sem violência! A vida de cada ribeirense é de muita importância para nós!
Dr. Lindenberg Vieira
Fonte: Por Andrê Nascimento, G1 PI