Quem São os Auxiliares Que “Atrasaram” Renovação de Filipe Luís Com o Flamengo? Conheça

Ivan Palanco e Filipe Luís — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Pendência com comissão técnica foi último entrave da negociação entre clube e treinador

Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

30/12/2025 02h00  Atualizado há 23 horas

Clique no Link Abaixo e Veja Vídeo

https://ge.globo.com/video/filipe-luis-continua-no-flamengo-ate-o-fim-de-2027-14213873.ghtml

Filipe Luís continua no Flamengo até o fim de 2027

O último entrave da negociação entre Flamengo e Filipe Luís pela renovação foi uma pendência que envolvia dois profissionais da comissão do treinador: o preparador físico Diogo Linhares e o auxiliar Ivan Palanco. O empecilho foi superado na segunda-feira pela manhã, quando a diretoria anunciou a permanência do comandante até o fim de 2027.

Filipe Luís pedia, na negociação, que a remuneração de Ivan e Diogo fosse paga pelo clube. Já o Flamengo fez a proposta como um pacote para o trio, ou seja, com o treinador pagando seus dois auxiliares. Filipe flexibilizou e aceitou a oferta da direção.

O posicionamento de Filipe neste quesito do negócio indica a importância que ele dá aos auxiliares. Tanto que o técnico já complementou boa parte do salário de Palanco do próprio bolso quando o convenceu a deixar a Espanha e se aventurar no Brasil, no início de 2024, ainda no time sub-17.

Ivan Palanco é visto como figura fundamental no início da carreira de Filipe, com influência na metodologia e questões táticas. O treinador e o auxiliar são vistos como pares, e o espanhol tem papel crucial na organização dos treinos. Ele é o braço direito de Filipe, o responsável por deixar tudo pronto e antecipar situações para que o técnico consiga se dedicar a outras tarefas, como relacionamento com a direção do Flamengo e com o elenco, por exemplo.

Ivan Palanco e Filipe Luís — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Na prática, Ivan recebe dos analistas as informações sobre o próximo adversário, desenha o modelo de jogo e leva até Filipe Luís, que faz os ajustes finais do plano de treino. O treinador costuma mostrar vídeos e fazer análises com os jogadores em conjunto com o trabalho no campo. Seu nível de conhecimento sobre cada setor impressiona o quadro de atletas e funcionários.

É com Ivan que Filipe troca ideias mais profundas sobre tática. O treinador dedica muitas das horas que passa no Ninho do Urubu à pesquisa. O Flamengo tem profissionais responsáveis pela análise de dados e de desempenho, mas ele gosta de participar do processo e moldou o departamento de acordo com sua demanda. Analisa minuciosamente as imagens dos treinamentos e dos jogos e corrige o que detecta ser necessário. Tudo isso junto com Ivan. A dupla é viciada em trabalho.

O espanhol conheceu o brasileiro por meio de Miguel Ángel Lotina. Ivan auxiliou durante anos o técnico que treinou Filipe Luís no Deportivo La Coruña, da Espanha. Quando Miguel se aposentou, Filipe entrou em contato com o auxiliar e o convidou para trabalhar na base do Flamengo, em 2024. Com anos de experiência no futebol profissional, a aposta de Ivan era que o ex-jogador rubro-negro chegasse rapidamente ao time principal. O que aconteceu de forma ainda mais rápida do que o esperado.

Diogo Linhares, preparador físico do Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Do sub-20, Filipe Luís também puxou para o profissional o preparador físico Diogo Linhares. Filipe, Ivan e Diogo formam um trio inseparável e tomam as principais decisões no dia a dia.

Nascido no Rio de Janeiro, Diogo começou seu trabalho no futsal do Botafogo e depois foi para os times de base do Flamengo. Em 2023, ele foi contratado pelo Corinthians depois de um tempo trabalhando no Japão e voltou ao Fla a pedido de Filipe Luís, no ano passado.

O trabalho do preparador é muito bem avaliado por Filipe. Um dos êxitos da temporada é a evolução física de Arrascaeta, que foi submetido a um trabalho individualizado e terminou 2025 com os melhores números da carreira. A forma como o Flamengo chegou para disputar a Copa Intercontinental, mesmo depois de um ano longo e desgastante, também foi elogiada no clube.

Ivan e Diogo são homens de confiança de Filipe Luís, por isso a “briga” pela valorização. Os outros dois auxiliares do treinador já são funcionários do clube: Márcio Torres, que também o acompanhou do sub-20, e Rodrigo Caio, que foi indicado por Filipe e contratado em maio deste ano.

Fonte: ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *