Prefeito de Juazeiro do Piauí é diplomado pelo TER-PI; posse acontece em 1 de novembro — Foto: Wilson Gomes/ Arquivo pessoal
Wilson Gomes (PCdoB) foi eleito em 3 de outubro de 2021 em eleição suplementar. A posse dele e do vice-prefeito, Bolinha (Republicanos) acontece no dia 1 de novembro.
O prefeito eleito em eleição suplementar para a cidade de Juazeiro do Piauí, Wilson Gomes (PCdoB) foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí na sexta-feira (22). A posse do prefeito e do vice-prefeito, Bolinha (Republicanos) acontece no dia 1 de novembro.
Wilson Gomes foi eleito em 3 de outubro de 2021 em eleição suplementar. Ao fim da apuração, Wilson Gomes teve 61,85% dos votos. José Wilson Pereira Gomes tem 40 anos, é comerciante e tem ensino superior incompleto.
Foram 2.481 votos no total. O candidato derrotou Cristiano Galdino, que ficou em segundo lugar com 38,15% (1530 votos). A eleição em Juazeiro do Piauí não teve nenhuma abstenção, 71 votos brancos (1,68%) e 145 votos nulos (3,43).
Eleições suplementares ocorrem quando a votação, para presidente, governador ou prefeito, sofre nulidade em mais da metade dos votos válidos, devem eleger um candidato para ocupar o período remanescente do mandato em curso, até a totalização do quadriênio.
Em uma rede social, o prefeito eleito comemorou a diplomação, que definiu como um “sonho” que estava realizando.
Candidatura indeferida
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) — Foto: Gustavo Almeida/G1
O prefeito eleito em Juazeiro do Piauí, nas eleições de 2020, Antônio José de Oliveira (PT), o Tonho Veríssimo, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma sessão virtual realizada em 15 de dezembro de 2021.
A decisão foi por unanimidade e Tonho Veríssimo não poderá ser diplomado. Uma nova eleição será realizada em 2021, ainda sem data prevista.
O TSE analisou um recurso que alegava a inelegibilidade de Tonho Veríssimo por ter sido condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina. O relator do processo, o ministro Mauro Campbell Marques, votou pelo indeferimento da candidatura e pela convocação de novas eleições em Juazeiro do Piauí.
Ele apontou que o crime de desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações é capaz de atrair inelegibilidade por atentar contra a administração pública, no sentido de que a exploração do meios de comunicação é, monopólio da União, segundo a Constituição Federal.
Tonho Veríssimo(PT) havia sido eleito, no dia 15 de novembro, prefeito de Juazeiro do Piauí (PI). Ao fim da apuração, ele obteve 52,25% dos votos. Foram 2.327 votos no total. O candidato derrotou Zevaldo, que ficou em segundo lugar com 44,88% (1.999 votos).
Fonte: Por g1 PI