Variante brasileira do coronavírus — Foto: JN
As variantes foram detectadas em uma criança de 9 anos, um jovem de 18 anos e um idoso de 56 anos. Todos eles residem em Teresina.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta terça-feira (13) que foram detectadas nas amostras de três pacientes de Teresina duas variantes do novo coronavírus. Segundo o órgão, os infectados tiveram contato com pessoas do Maranhão e Amazonas, estados onde há o registro das duas variantes.
As variantes encontradas nas amostras foram a P.1, derivada da linhagem B.1.1.28 e a variante P.2 derivada da linhagem B.1.1.33.
Um dos pacientes é uma criança de 9 anos, do sexo feminino. O segundo é um homem de 18 anos e o terceiro é um idoso de 56 anos que viajou para a cidade de Pedreiras (MA).
Os exames dos pacientes foram encaminhados para um laboratório na Bahia, que é referência para o sequenciamento dos casos de variantes.
“A análise do seu resultado permite quantificar e qualificar a diversidade genética viral circulante no país. Até agora, foram encaminhadas ao Lacen Bahia, 19 amostras do Piauí. Estamos em constante monitoramento”, informou a coordenadora de epidemiologia/CIEVS, Amélia Costa.
O Piauí registrou o primeiro caso da nova variante do novo coronavírus no mês de fevereiro deste ano, em um dos 23 pacientes vindos de Manaus para tratamento da Covid-19 em Teresina, devido ao colapso na saúde pública do Amazonas. Em março, haviam investigações sobre nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus no estado.
Fonte: Por Laura Moura, G1 PI