(Foto: Divulgação/Seduc)
A estudante Maria Gabriella Silva Santos, de 18 anos, tirou 940 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A jovem que tem uma deficiência visual mora no Povoado Baixia, distante a 37 km de Pimenteiras, no interior do Piauí. Após a excelente nota, a estudante relatou que sua meta agora é conquistar uma vaga para o curso de Direito em uma universidade federal.
Na segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enem. Em todo o Brasil, apenas 28 participantes obtiveram nota máxima (1000) na prova de redação.
A história de Maria Gabriella Silva Santos não se resume à falta da visão. Ela concluiu o ensino médio em 2019 e afirmou que a base que teve na escola pública Antônio Gentil Dantas Sobrinho, anexo Tapera, foi importante para a conquista da boa nota. A jovem explicou que desenvolveu um plano de estudo individual no início da pandemia.
“Como moro na zona rural e um pouco distante da escola, eu tive que fazer meu próprio cronograma, mas tenho como base os estudos da escola e tudo que aprendi lá”, disse a estudante.
Ajuda da mãe
A mãe, Joana Darc dos Santos Silva, explicou que foi a primeira professora da filha e fez faculdade na área de educação e se tornou especialista em Educação Especial. “Devido às dificuldades que passei quando ela começou a estudar, eu tive que me capacitar e hoje sou formada em Pedagogia e tenho especialização em Educação Especial e ajudo outras pessoas”, relatou Joana.
O diretor da escola, Ramuel, pontuou que a unidade Antônio Gentil Dantas Sobrinho oferece um ensino de qualidade e que atenda às necessidades de cada aluno, como foi o caso da Gabriella. Ele relembrou que a jovem percorria cerca de 6 km para chegar à escola e tinha o apoio integral de professores para a construção da sua vida escolar.
“A Gabriela sempre foi uma aluna dedicada e muito curiosa e que sonha muito alto”, comentou um de seus professores, Adonias Pedrosa. Ele ainda comenta que nas suas disciplinas de Física e Química ele sempre passava as fórmulas e “ela conseguia transformar essas fórmulas de uma forma lógica e sempre conseguia resolver esses cálculos muito rápido”, disse.
A instituição oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio Técnico Profissional. São 532 alunos matriculados, incluindo anexos na localidades Tapera, Sítio das Onças, Curralinho, Torres e Lagoinha.
Fonte: Por Marcelo Gomes/Portal AZ com informações da Seduc