MPF requisita inquérito na PF para apurar suposto desvio de 50 mil doses de vacinas no Piauí

(Foto: Sesapi)

O Ministério Público Federal (MPF) requisitou nesta quinta-feira (25) à Polícia Federal, a instauração de inquérito para apurar um possível desvio de 50.667 mil doses de vacinas contra a Covid-19 por parte do Governo do Estado do Piauí. 

De acordo informação divulgada na imprensa, os 224 municípios piauienses receberam cerca de 392.080 mil vacinas de Coronavac e Astrazeca. No entanto, apenas 341.413 doses imunizantes foram cadastradas no sistema do Ministério da Saúde. Dessa forma, há uma sobra de mais de 50 mil doses não localizadas.

Diante da gravidade das denúncias, o procurador da República Kelston Pinheiro Lages requisitou à PF a apuração da existência do possível crime de peculato, previsto no Código Penal brasileiro e a identificação dos autores de eventuais infrações penais.

“A vacina é um bem público com destinação específica. O seu desvio e subtração em proveito próprio ou alheio em uma situação de normalidade já grave, numa situação de calamidade pior ainda com sérias repercussões do âmbito criminal e da improbidade administrativa. Os fatos são graves e precisam ser esclarecidos”, destacou Kelston Lages.

O MPF também requisitou ao secretário estadual de saúde Florentino Neto que preste esclarecimentos, em um prazo de 10 dias úteis sobre o sumiço das doses.

O que diz a Sesapi?

A Secretaria de Estado da Saúde se posicionou a respeito da denúncia de desvio das mais de 50 mil doses de vacina. Em nota, a Sesapi afirmou que guarda o estoque de segundas doses e só registra e envia aos municípios na data da aplicação

O Superintendente da Sesapi, Herlon Guimarães, esclareceu que o número total de doses entregues aos municípios não consta no Vacinômetro no site da Sesapi(ww.saude.pi.gov.br) porque só é possível registrar as doses depois que elas são entregues nas cidades. Ele explica que o número de doses de vacinas guardadas para a segunda dose são distribuídas em um prazo de 28 dias ou três meses depois, dependendo de qual vacina seja.

“É uma certeza que todas as doses foram entregues nos municípios. Nós temos reuniões semanais com todos os nossos Conselhos de Secretários Municipais para mantermos um controle maior da entrega. Nunca registramos a entrega no mesmo dia que enviamos aos municípios. O registro só acontece quando eles recebem”, disse o superintendente.

Fonte: Por Vitória Pilar/Portal AZ com informações do MPF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *