Mãe e filha são resgatadas no PI após 6 anos sob cárcere privado e trabalho análogo à escravidão

Trabalho escravo — Foto: Foto: Sérgio Carvalho/ Arquivo pessoal

Segundo a polícia, as mulheres disseram nunca ter recebido um salário, serem constrangidas e ainda impedidas de deixar a propriedade.

Mãe e filha, de 44 e 21 anos, foram resgatadas nessa terça-feira (9) após viverem por seis anos em cárcere privado e condição análoga à escravidão em um sítio nas proximidades da BR-343, na zona rural de Floriano, Sul do Piauí.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas trabalhavam na propriedade, onde eram proibidas de sair e faziam o trabalho doméstico, além da limpeza do sítio. A situação foi denunciada por uma mulher, que informou os detalhes a policiais que realizavam uma fiscalização de rotina na região.

De acordo com a PRF, as vítimas foram trabalhar no local a convite do proprietário, que prometeu o pagamento de um salário mínimo e cesta básica em troca dos serviços domésticos. Segundo a polícia, as mulheres disseram nunca ter recebido a quantia acertada. Também relataram serem constrangidas e não podiam deixar a propriedade.

Após o resgate, mãe e a filha foram encaminhadas ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O Ministério Público do Piauí deve ouvir as vítimas e oferecer a denúncia à Justiça.

O proprietário pode responder por sequestro e cárcere privado das mulheres e por submetê-las a trabalho análogo à escravidão.

Fonte: Por Junior Feitosa, G1 Piauí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *