Prefeito eleito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro, o Bira (PSD) — Foto: Reprodução/Rádio Serra da Capivara
Diplomação de Biraci Damasceno (PSD), prefeito eleito de São Lourenço do Piauí, foi suspensa pelo juiz da 13ª Zona Eleitoral depois que o prefeito admitiu ter feito boca de urna em entrevista a uma rádio local.
A Justiça Eleitoral determinou, através de um mandado de segurança, que seja feita a diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos de São Lourenço do Piauí, Bira (PSD) e Valdeci de Castro (PSB). A diplomação havia sido suspensa nesta sexta-feira (18) por uma decisão do juiz da 13ª Zona Eleitoral do Piauí porque, de acordo com a denúncia, o político assumiu durante entrevista que sua equipe praticou boca de urna nas eleições.
Na decisão, o juiz Agliberto Gomes Machado afirma que, apesar de haver fortes indícios da prática de boca de urna pelo prefeito eleito, as provas ainda precisam ser analisadas.
“Ainda que os considere fortes, como menciona o próprio juiz, neste momento, sua decisão está embasada em indícios e tais elementos são frágeis para suprimir o direito dos eleitos à diplomação”, escreveu o juiz.
Assim, o juiz concedeu a medida liminar para suspender a decisão do juiz da 13ª zona eleitoral, para que se realize a diplomação do prefeito e vice-prefeito. O caso ainda será julgado pela Justiça Eleitoral
“Friso, por outro lado e por óbvio, que nada impede que haja a cassação dos respectivos mandatos ao fim do trâmite processual da multicitada representação”, escreveu o juiz.
“Belíssimo trabalho de boca de urna”
Prefeito eleito no Piauí agradece “boca de urna no dia da eleição” em entrevista a rádio
O juiz da 13ª Zona Eleitoral do Piauí, Carlos Alberto Bezerra Chagas, suspendeu a diplomação do prefeito eleito de São Lourenço do Piauí, Biraci Damasceno Ribeiro, o Bira (PSD), e seu vice Valdeci Paes de Castro nesta sexta-feira (18). De acordo com a denúncia, o político assumiu durante entrevista que sua equipe praticou boca de urna nas eleições.
A decisão atendeu o pedido de medida liminar proposta pela Coligação A Vitória é do Povo, adversária de Bira nas eleições.
Segundo o juiz, o prefeito eleito durante entrevista à rádio local, no dia 18 de novembro, agradece “de coração” a todas as equipes de trabalho e todos os simpatizantes pelo “belíssimo trabalho de boca de urna no dia da eleição”. Para o magistrado, a fala do político representa ‘verdadeiro deboche’ com a Justiça Eleitoral.
“A fala do prefeito eleito representa verdadeiro deboche com a Justiça Eleitoral e com as demais instituições democráticas, visto que, além de ter cometido o ilícito eleitoral, o próprio infrator o revelou de forma pública, chamando-o de belíssimo trabalho de boca de urna”, declarou Carlos Alberto Bezerra Chagas.
O juiz explicou que compra de votos e boca de urna são crimes previstos na Lei das Eleições. O agente está sujeito a penalidades, cassação do registro ou do diploma.
Fonte: Por G1 PI