Governador do Piauí defende que todos os estados vacinem contra a Covid-19 ao mesmo tempo

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT), participa de reunião com o ministro da saúde nesta terça-feira (8) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

Para o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, o objetivo é evitar a discriminação contra outros estados e permitir que a população de todo o país seja vacinada simultaneamente.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defendeu, durante uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que nenhum estado vacine a população contra a Covid-19 sem que outras unidades federativas façam o mesmo. Para o presidente do Consórcio Nordeste, o objetivo é evitar a discriminação contra outros estados e permitir que a população de todo o país seja vacinada simultaneamente.

O encontro aconteceu em Brasília (DF) para tratar sobre o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estratégico de Vacinação do Brasil. O gestor sugeriu que o Ministério da Saúde seja o responsável por coordenar a vacinação contra a Covid-19 no país, para que se evite o que aconteceu no início da pandemia, quando os governadores negociavam separadamente a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e respiradores.

“Se São Paulo anunciou que vai iniciar a imunização a partir de 25 de janeiro, então o Governo Federal tem que garantir que outras unidades federativas também tenham as mesmas condições”, pontuou.

Reunião aconteceu entre o ministro Pazuello e os governadores em Brasília (DF) — Foto: Divulgação /Governo do Piauí

Wellington solicitou ainda ao ministério que, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conceda uma licença especial para os laboratórios que fabricam vacinas que já foram autorizadas pelas agências reguladoras de outros países, como a fabricante Pfizer, que está sendo aplicada no Reino Unido.

Quase 110 milhões de imunizados

Segundo o Governo do Piauí, durante a reunião, o Governo Federal garantiu que vai comprar pelo menos 400 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 em 2021. Será vacinada uma parcela diferente de categorias consideradas mais vulneráveis ou expostas ao coronavírus.

O Ministério da Saúde ainda acrescentou que a expectativa é que sejam imunizadas 109,5 milhões de pessoas no próximo ano.

Negociação

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), informou que está em negociação com o Governo do Estado de São Paulo e Instituto Butantan para firmar um convênio para a aquisição da vacina Coronavac, contra a Covid-19.

Segundo a prefeitura da capital, as negociações estão acontecendo para que a capital tenha duas possibilidades de imunização da população: o repasse por meio do governo federal e a aquisição própria, através de um convênio com o estado de São Paulo, onde as doses devem ser produzidas após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Por Laura Moura, G1 PI — Teresina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *