Cidade de Floriano, no Piauí. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Floriano
As novas restrições acontecem depois que o município registrou um aumento de 270% de casos e mais de 90% dos leitos ocupados.
A prefeitura de Floriano publicou, nesta quinta-feira (27), um novo decreto com medidas restritivas contra a pandemia da Covid-19 que atinge principalmente estabelecimentos comerciais, casas de shows, clubes, bares e restaurantes. As novas restrições acontecem depois que o município registrou um aumento de 270% de casos e mais de 90% dos leitos ocupados.
De acordo com as novas regras, o horário de funcionamento dos estabelecimentos foi modificado, sendo permitido que funcionem entre domingo e quinta-feira até 1h e na sexta e sábado até as 2h.
O decreto estabelece algumas exceções: pontos de alimentação às margens das rodovias, serviços de saúde, imprensa, farmácias, autoatendimento bancário, postos de combustíveis e serviço de delivery exclusivo para alimentos.
O documento prevê multa para caso sejam descumpridos os horários: multas de R$ 4.080,00 a R$ 40.800,00. Em caso de reincidência, o infrator estará sujeito a interdição total do estabelecimento e cassação do alvará de funcionamento.
O diretor da Vigilância Sanitária em Floriano, Jussinaldo Duarte, informou que serão intensificadas as fiscalizações.
“A Polícia Militar vai nos ajudar nesse sentido e estaremos atentos aos locais com maior aglomeração. Já tivemos medidas parecidas e a maioria dos comerciantes colaborou”, explicou Jussinaldo Duarte.
A secretaria da saúde informou ainda que está prevista a criação de um posto de vacinação para comerciários com horário diferenciado. Mais informações serão repassadas na próxima semana.
O secretário James Rodrigues explicou que além destas medidas, o município tem reforçado a retaguarda nos estabelecimentos de saúde, com a ampliação de funcionamento do Centro de Referência Gripal (Cersig), que passa a operar por 12 horas seguidas, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 13h.
Aumento de 270% de casos positivos
O município de Floriano, distante 246 km de Teresina, teve um aumento de 270% nos casos de Covid-19. Em todo o estado, 81% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao atendimento exclusivo para casos de Covid estão ocupados.
O Hospital Tibério Nunes, localizado em Floriano, tem 100% das UTIs e 92% dos leitos clínicos ocupados. Segundo o secretário municipal de Saúde, James Rodrigues, essa situação tem preocupado.
“É um dado que preocupa, principalmente porque estamos vindo de um período de estabilidade até o final de dezembro. Até sexta-feira tínhamos 201 casos, ontem foram confirmados mais 15. Então estamos somente no mês de janeiro com 216 casos”, afirmou.
Ocupação dos leitos no estado
No Piauí, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 59%, e dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), é de 81%, que são destinados exclusivamente para o atendimento de casos de Covid-19.
Segundo Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite de segunda-feira (24), dos 380 leitos clínicos do estado, 226 estão ocupados, ou seja, 59%.
Dados dos leitos de Covid-19 no estado do Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi
Já em relação aos leitos de UTI, o estado conta com 151 unidades, sendo que 123 estão ocupados, ou seja, 81%.
Leitos em Teresina
A capital piauiense também registra um aumentos nas internações, com algumas unidades de saúde, como o Hospital Geral do Monte Castelo, que atende exclusivamente casos de Covid-19 e de sintomas gripais, que está com 100% de ocupação nas enfermarias e 96% na UTI.
Segundo a Sesapi, de 148 leitos clínicos, incluindo privados e públicos, 33 estão ocupados, sendo 77% a taxa de ocupação. Já em relação a UTI, de 88 leitos, 72 estão ocupados, ou seja 81%.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi)
Teresina teve uma significativa redução de leitos de UTI Covid disponíveis: de 152 para 88, após ocorrer uma redução dos casos de Covid-19.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi)
Situação no interior do Piauí
No interior, dos 232 leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19, 111 estão ocupados, sendo 47%. Já em relação as UTIs, a ocupação é de 81%, já que de 63 leitos, 51 estão ocupados.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi)
Fonte: Por G1 PI