Ex-prefeito e Ex-candidato a Vice de Cocal Ficam Inelegíveis Por Oito Anos

Foto: Reprodução

Por Izabella Lima (com informações MPPI)

18/09/2025 19h10

A Justiça Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral de Cocal declarou a inelegibilidade, por oito anos, do ex-prefeito Douglas de Carvalho Lima e de seu então candidato a vice, Tarcísio Brandão Fontenele. A decisão, assinada pelo juiz Anderson Brito da Mata nesta quarta-feira (17), atendeu a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo Ministério Público Eleitoral.

De acordo com a ação ajuizada pelo promotor de Justiça Hérson Luis Galvão, os dois políticos cometeram abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2024, quando Douglas buscava a reeleição. O Ministério Público apontou que a Prefeitura de Cocal utilizou programas e recursos públicos para fins eleitorais.

Entre os atos considerados irregulares estão:

a distribuição de cestas básicas pelo programa “Prato Cheio”, em ano eleitoral, sem critérios objetivos de seleção e de forma promocional;

a realização de sorteio de brindes no Dia das Mães, custeado pela administração municipal;

a distribuição de combustíveis com recursos públicos, em eventos de pré-campanha.

O magistrado concluiu que as práticas configuraram uso indevido da máquina pública, beneficiando a chapa formada por Douglas e Tarcísio. A sentença estabelece que ambos ficam impedidos de disputar cargos eletivos até 2032.

Como os dois não foram eleitos no pleito de 2024, não houve necessidade de cassação de mandato. A decisão ainda cabe recurso.

Fonte: Cidade Verde.Com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *