Ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho morre aos 57 anos

Ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), de Teresina — Foto: Renato Bezerra/Prefeitura de Teresina

Economista e professor universitário, político foi quatro vezes prefeito da capital do Piauí. Último mandato terminou em 2020.

Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho morreu nesta terça-feira (6) aos 57 anos. Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira. Seu último mandato terminou em 2020.

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído de um edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio.

Corpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

Firmino da Silveira Soares Filho era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele foi quatro vezes prefeito de Teresina. Foi eleito pela primeira vez em 1996, com 33 anos, e reeleito em 2000. Depois, ele voltou a vencer a disputa municipal em 2012, tendo sido novamente reeleito em 2016.

No dia 1º de janeiro deste ano, Firmino Filho passou o posto para Dr. Pessoa, do MDB.

O político também foi deputado estadual e vereador de Teresina.

Biografia

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e deixa três filho.

Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1993 assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB). Ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 1996. Firmino foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.

Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina. Dois anos depois, em 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual do Piauí.

A última entrevista de Firmino Filho à TV Clube foi na véspera de deixar o cargo de prefeito de Teresina, em 31 de dezembro de 2020. Na ocasião, o político fez um balanço da sua gestão. Segundo ele, seu maior adversário no último ano de mandato foi a Covid-19, porque teve que tomar medidas restritivas recomendadas mundialmente, como o fechamento do comércio.

Sobre o futuro político, Firmino declarou: “Não existe nenhum plano para 2022”.

Repercussão

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina — Foto: Reprodução

Nas redes sociais, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte de Firmino Filho. “Brilhante administrador”, declarou.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também deixou uma declaração sobre Firmino Filho. “Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho, e demais parlamentares e servidores do estado manifestaram pesar pelo falecimento de Firmino Filho. A Alepi decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual.

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana. Ele reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Teresina. É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, em nome da Administração Superior, lamentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho, que também era professor do Departamento de Ciências Econômica da instituição desde 1988. “É uma perda muito grande e nos deixa muito tristes”, afirmou o reitor.

.Fonte: Por Laura Moura, G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *