Dr. Pessoa é denunciado ao MPE por suspeita de participar de comício em Teresina com Covid-19

Dr. Pessoa (MDB), candidato a prefeito de Teresina — Foto: Reprodução/TV Clube

A representação foi impetrada pelo candidato do Cidadania, Mário Rogério, que acusa o candidato do MDB de prática dos crimes de infração de medida sanitária preventiva e desobediência.

O candidato a prefeito Dr. Pessoa (MDB) foi denunciado ao Ministério Público Eleitoral suspeito de participar de atos de campanha em Teresina com Covid-19. A representação foi impetrada pelo candidato do Cidadania, Mário Rogério.

Na representação, o candidato Mário Rogério solicitou a abertura de procedimento investigatório e a adoção de medidas cabíveis. Segundo ele, Dr. Pessoa participou de atos de campanha com aglomerações de pessoas durante o período em que estaria infectado pelo novo coronavírus.

Durante debate realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), no dia 28 de outubro, Dr. Pessoa assumiu que ‘há dias’ foi infectado pelo novo coronavírus. O candidato deu a declaração ao justificar a ausência no debate de emissora de TV no dia anterior.”Jornalista Mário Rogério, eu estou, eu sou da comorbidade, eu sou da terceira idade. Há dias eu peguei coronavírus. Eu estou fazendo fisioterapia, eu fiz tomografia, estou me cuidando. Eu não sou mais criança. Portanto, a eleição é um fato. Mas a minha vida, é outro que eu tenho que resguardar como eu cuido bem da vida dos outros. Portanto, o motivo de eu não ter ido eu continue fazendo o controle tomográfico, eu continue fazendo fisioterapia, eu continue tendo dificuldade muita das vezes de me expressar aqui junto com os colegas que estou vendo presencialmente. Portanto, esta … se você queria a justificativa é essa daí. E eu tenho os documentos, como tenho as mãos limpas. Eu tenho os documentos do que eu estou falando”, declarou Dr. Pessoa no debate do Sindserm.

Segundo o candidato Mário Rogério, no dia do debate na TV, Dr. Pessoa alegou ter dito choque de agenda, por isso não compareceria ao evento. Na mesma data, o candidato participou de um comício no bairro Promorar, Zona Sul de Teresina, na presença de várias pessoas.

Candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante comício no bairro Promorar no dia 27 de outubro — Foto: Divulgação

“Ele nunca se afastou da campanha, mesmo com Covid-19. O candidato do MDB não cumpriu o isolamento necessário e demais regras de segurança exigidas pela Organização Mundial de Saúde a todos que contraem o vírus. Dr. Pessoa praticou o crime de perigo à vida ou à saúde, expondo risco de vida de inúmeras pessoas”, declarou.

O candidato do Cidadania solicitou ao MPE “abrir procedimento investigatório para verificar a possível prática dos crimes de infração de medida sanitária preventiva e desobediência, além dos decretos estaduais e municipais que adotam medidas de prevenção e avanço de contágio e que foram descumpridos pelo candidato Dr. Pessoa, quanto ao fato de ter praticado atos de campanha durante período em que contraiu COVID-19”.

O artigo 268 do Código Penal prevê pena de detenção, de um mês a um ano, além de multa, para quem infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa. A pena é aumentada de um terço, se o agente for funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Candidato nega descumprimento da lei

Em nota, a assessoria do Dr. Pessoa informou que o candidato a prefeito de Teresina pelo MDB não está com coronavírus.

“Apesar de ter dito o nome ‘dias’ durante o debate Sindserm, ele se refere ao tempo em que esteve contaminado, durante o mês de maio, e ficou com algumas sequelas, como parte dos pulmões comprometidos. Portanto, o candidato prefere se resguardar um pouco, se ausentando de alguns debates e sabatinas para conseguir cumprir os compromissos com os seus apoiadores”, diz a assessoria do Dr. Pessoa.

Candidato Dr. Pessoa apresentou IGG positivo, segundo a assessoria — Foto: Divulgação/Assessoria

Ainda segundo a assessoria do candidato, Dr. Pessoa fez um exame no dia 19 de junho, com IGM negativo e IGG positivo, que comprova que ele já foi infectado pelo novo coronavírus e tem anticorpos para a Covid-19.

No entanto, em outubro o candidato Dr. Pessoa fez um registro dele fazendo teste para a Covid-19 após apresentar sintomas como tosse e febre. O resultado do exame deu negativo.

Dr. Pessoa fez teste para Covid-19 em outubro e resultado deu negativo — Foto: Divulgação/Assessoria

“O resultado do teste de Covid-19 do Dr. Pessoa, candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, deu negativo. Ele fez o teste na manhã desta quarta-feira (14), após apresentar sintomas como tosse e febre na terça-feira (13). O candidato retomará a sua agenda ainda na noite de hoje, quando se reunirá com apoiadores do bairro Extrema, zona sudeste, acompanhado do candidato a vereador, Zé Nito (MDB)”, dizia a nota da assessoria divulgada no dia 14 de outubro.

Ao G1, a assessoria do Dr. Pessoa confirmou que o candidato fez o teste em outubro e “cumpriu a sua parte fazendo o exame novamente para confirmar que não era Covid-19, pois não é comprovado de quem pega fica imune”.

Procurado, o Ministério Público Eleitoral ainda não se manifestou sobre a representação contra o candidato Dr. Pessoa.

Fonte: Por Catarina Costa, G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *