Dose de reforço da vacina Covid-19 será aplicada a partir de setembro — Foto: Prefeitura de Araguari/Divulgação
Idosos e pessoas imunossuprimidas receberão a nova dose da vacina. O imunizante usado será preferencialmente a Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e da Janssen.
A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na população idosa será realizada no Piauí a partir do dia 15 de setembro, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Pessoas imunossuprimidas também receberão a nova dose.
Ao G1, a Sesapi confirmou que vai seguir o cronograma do Ministério da Saúde. Segundo o ministério, as doses devem ser enviadas aos estados a partir de 15 de setembro e o público-alvo são idosos com mais de 70 anos e pessoas com baixa imunidade.
O ministério considera o público alvo da dose de reforço continua sendo a que é mais acometida das formas graves da Covid-19, com indícios de ascensão nas taxas de hospitalizações e óbitos. A decisão foi tomada após ampla discussão na Câmara Técnica em Imunização da Covid19 (CTAI COVID-19).
Conforme o Ministério, a vacina usada será preferencialmente a Pfizer, mas também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e da Janssen. A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.
Os pacientes “imunossuprimidos” incluem por exemplo, pessoas com câncer, pessoas vivendo com HIV, transplantados e outros com o sistema imune fragilizado, o que deixa o paciente mais suscetíveis a infecções.
Fonte: Por G1 PI