Decreto prorroga aplicação da lei seca para o próximo fim de semana e adia feriado no Piauí

Decreto proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos e áreas externas de bares e restaurantes — Foto: Giovanna Gomes / Unsplash / Divulgação

Decreto proíbe consumo de bebida alcoólica em locais públicos e áreas externas de bares, restaurantes e casas de eventos.

A proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos foi prorrogada para o próximo fim de semana no Piauí. Além disso, o feriado do Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de outubro, será transferido para sexta-feira (30). As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Comunicação e pelo governador Wellington Dias (PT).

“Nós teremos as mesmas operações, que levam em conta quem desobedece o decreto, ou seja, as regras contra o coronavírus. Quem está obedecendo as regras, seja o comércio, restaurante, repartição pública, supermercado, continua da mesma forma que estava. Apenas quem não usa máscara, quem teima em dirigir alcoolizado, esse aqui é que a gente quer que tenha uma solução, para evitar pressão sobre vagas de UTI e chamar atenção para algumas regiões”, disse o chefe do poder executivo estadual.

Segundo o decreto instituído no último sábado (24) e domingo (25), o consumo de bebidas é liberado apenas para clientes sentados às mesas dos estabelecimentos, com o respeito às medidas sanitárias para evitar a contaminação por coronavírus.

Wellington Dias — Foto: CCOM

O decreto proíbe o consumo de bebida alcoólica em vias públicas. Ambientes externos (fora da área de atendimento) de bares, restaurantes e casas de eventos serão fiscalizados, não sendo permitida a ingestão de bebidas. A restrição se aplica a praças e outros logradouros fora do ambiente domiciliar.

Avaliação da Lei Seca

O governador também avaliou de forma positiva os resultados obtidos após a adoção de medidas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Para ele, o objetivo é reduzir a transmissibilidade da doença e o óbito, visto que o estado havia apresentado alta na média móvel de mortes pela Covid-19.

“Nós tivemos uma cooperação em todo o estado e tivemos, claramente, uma melhora na redução de desobediência, tivemos operações, e em relação a alguns municípios, isso sempre causa alguns transtornos. E o resultado disso é que a gente espera reduzir a transmissibilidade, reduzir o adoecimento por Covid-19 e o óbito”, afirmou.

PM atendeu mais de 2 mil ocorrências de descumprimento à Lei Seca no Piauí — Foto: Divulgação PM-PI

A Polícia Militar informou que atendeu mais de 2 mil ocorrências, em todo o Piauí, relacionadas ao descumprimento da Lei Seca no fim de semana entre os dias 24 (sábado) e 25 (domingo). De acordo com a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), foram feitas 37 autuações de estabelecimentos que descumpriram o decreto estadual.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). 

Fonte: Por G1 PI — Teresina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *