‘Capacidade de ampliação de leitos chegou ao limite’, diz governador do Piauí

Wellington Dias (PT) — Foto: CCOM

Somente neste ano, segundo Wellington Dias (PT), foram abertos quase 400 leitos clínicos, 150 leitos de UTI e quatro de estabilização.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), informou, na tarde desta sexta-feira (19), que a capacidade de ampliação de leitos ‘chegou ao limite’. Atualmente, 152 pessoas estão na fila de espera por uma vaga em leitos, clínicos e de UTI, no estado.

O gestor fez um apelo nas redes sociais para que a população cumpra as medidas restritivas para coibir o agravamento da pandemia.

“Nossos profissionais estão exaustos e a capacidade de ampliação de leitos já chegou ao limite. Faço um apelo: colabore com as medidas de restrição. Estamos em um momento muito difícil e a colaboração de todos é fundamental”, afirmou Wellington.

Somente nesta semana foram abertos dez novos leitos de UTI no Hospital Getúlio Vargas (HGV) e 11 leitos clínicos e dois de UTI no Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

Wellington Dias pediu para que população siga decreto estadual — Foto: Reprodução /Twitter

“Só nos primeiros meses deste ano, abrimos quase 400 leitos clínicos, 150 leitos de UTI e quatro de estabilização. Com o esforço das nossas equipes, hoje conseguimos instalar mais 10 leitos de UTI no HGV”, disse o governador por meio das redes sociais.

Na quarta-feira (17), um homem morreu após ter sido atendido no chão por falta de maca na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina. O paciente apresentava problemas respiratórios, teve uma parada cardíaca e os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo.

Uma das profissionais que atendeu o paciente, a técnica em enfermagem Polyena Silveira, relatou que doentes e seus familiares estão esperando outras pessoas morrerem para conseguirem uma vaga nas unidades de saúde da capital piauiense.

Abastecimento de oxigênio

O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, informou que não existe indicativo de desabastecimento de oxigênio no Piauí. Entretanto, o uso do oxigênio será mais racional na estrutura hospitalar e o transporte dele contará com a ajuda do Exército Brasileiro.

Na manhã desta sexta-feira (19), aconteceu uma reunião entre o gestor, o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, e a fornecedora do gás no estado para tratar sobre medidas que devem ser adotadas para evitar um desabastecimento.

Medidas restritivas

Conforme o decreto estadual, de quinta-feira a domingo somente os serviços essenciais poderão funcionar em todo o estado. Apesar de liberadas, estas atividades deverão respeitar o toque de recolher a partir de 21h, onde está proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, exceto os deslocamentos de extrema necessidade.

Podem funcionar:

  • mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
  • farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
  • oficinas mecânicas e borracharias;
  • lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;
  • postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
  • hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
  • distribuidoras e transportadoras;
  • serviços de segurança pública e vigilância;
  • serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
  • serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
  • serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí;
  • serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
  • agricultura, pecuária, extrativismo e indústria.

No caso dos mercados, supermercados e hipermercados, o Governo do Piauí determinou que o funcionamento só poderá acontecer até as 20h, ficando proibida a entrada de clientes no estabelecimento após o horário. Também está vedada nesses estabelecimentos a venda de artigos de vestuário, móveis, colchões, cama box, aparelhos celulares, computadores, impressoras e demais aparelhos e equipamentos de informática.

Aos domingos, o governo autorizou a realização de missas e cultos. As celebrações poderão acontecer seguindo os protocolos de segurança já estabelecidos. Algumas medidas determinadas, são: redução de 30% na capacidade de público em missas e cultos, o uso do álcool em gel e de máscara, além do distanciamento social.

Covid-19 no Piauí

Os casos confirmados no estado somam 190.385. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 3.740 e foram registrados em 217 municípios. Até agora, morreram 2.167 homens e 1.573 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.188 ocupados, sendo 762 leitos clínicos, 389 UTIs e 37 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.986 até o dia 18 de março de 2021.

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 127.246 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 41.707 a segunda dose.

Fonte: Por Laura Moura, G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *